Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus varrido pelo vento

ANDRÉ_F08/11/2013 01:14
Ficus varrido pelo vento
Olá amigos,
sabe quando vc na correria bate o olho em uma muda e diz: "É essa muda que eu procurava", leva pra casa, só que depois olha, olha e nenhum estilo vem à mente. Esse foi o caso...rsrs
Foi o yamadori mais fácil q já fiz. Essa muda estava levemente presa num toco em decomposição, caído no chão de um parque. Foi só puxar. Ele deve ter ficado caído um bom tempo, causando o crescimento inclinado dos galhos. Sem muita idéia, aproveitei e apenas tracionei os galhos. É minha primeira tentativa no estilo (se é que consegui enquadrá-lo no estilo..rsrs).

Sugestões são muito bem vindas, inclusive de outros estilos, vez que o ficus é um expert em brotações.
Qual seria aproximadamente a idade dele??

Dia da coleta: 23/09/2013

Fotos hoje: 07/11/2013

abraços
André
Simba08/11/2013 11:25
Poxa, era uma planta dessas que eu procurava também e continuo procurando! Para esse estilo, acho que vc está indo no caminho certo. Não conheço bem a técnica necessária para o estilo, mas achei bacana o resultado parcial. Não deixe de atualizar periodicamente!

Abraço
Renato Rodrigues Roehrs09/11/2013 21:12
André, ótimo material! Muitos e muitos caminhos a serem percorridos!
Quem bom que conseguiu coletar sem dificuldades e rapidamente.

Eu não me preocuparia com estilos agora.
Acho que é o momento de deixar passar este período de replantio e bombar na adubação.
Deixa ela crescer livremente por uma ano e sem intervenções.

Acompanhando.

Abraços.
ANDRÉ_F18/11/2013 02:07
Olá amigos,
obrigado pelas respostas.
Simba, é assim mesmo, eu ando e tudo quanto é muda q vejo, imagino o potencial que ela tem pra um bonsai. Como sou iniciante creio que não adianta investir grana e as vezes perder uma planta já cultivada. Prefiro testar minhas experiências nessas coitadinhas que coleto por aqui.rsrs
Renato, realmente a arte bonsei requer de nós a paciência (mais difícil de se encontrar do que essas mudas..rs). Sempre que começo uma planta, tento imaginar o estilo a ser seguido. Às vezes, depois realmente acabo mudando de opinião com relação ao estilo. Nessa, a paciência faltou e acabei intervindo nela. Pelo estilo do tronco longo e meio trabalhado, inclinado, e por não ter ramificações achei interessante investir no estilo Fukinagashi, que acho bacana e nunca havia tentado. Falta muita tecnica e conhecimento ainda, até mesmo a planta não é muito comum nesse estilo. Valeu pela dica, esperei passar uns meses e agora vou começar a dar osmocote pra ela. Além desse estilo, vc (ou quem mais) pensa em algum outro usando os três troncos??
abração, valeu pela dica
André
Victor Ghirotto18/11/2013 09:04
Acho q fica massa sim!! Belo achado. Só melhoria, acho, ao cortar aquele excsso de tronco na lateral, deixar apenas o nebari dos dois troncos que sobem, mas isso depois de desenvolver mtas raízes.
Victor Ghirotto18/11/2013 09:05
Acho q fica massa sim!! Belo achado. Só melhoria, acho, ao cortar aquele excsso de tronco na lateral, deixar apenas o nebari dos dois troncos que sobem, mas isso depois de desenvolver mtas raízes.
Renato Rodrigues Roehrs18/11/2013 23:04
André, embora como bem colocaste que o estilo varrido pelo vento não é muito comum para esta espécie, e mesmo que eu tenha dito que não deve nos preocupar a definição do estilo no início do trabalho na árvore, acho que fez um trabalho incrível e é difícil não investir na continuidade deste projeto que bem iniciou!

Vamos acompanhando. Daqui um tempo pode ser que mudes de idéia!
Hehehe! Vamos ver o que esta bela árvore tem a mostrar!

Abração.