Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muita chuva e limbo no substrato

Hugo Perticarati09/11/2013 09:11
Muita chuva e limbo no substrato
Olá meus amigos, tudo bem?

Algo está me preocupando e gostaria da opinião de vocês para saber se tomo alguma precaução ou não.

Esses últimos dias tem chovido bastante por aqui e percebi que o substrato de algumas plantas minhas começou a formar uma espécie de limbo verde.
Achei estranho porque o substrato é bem drenante (caqueira, pedrisco, carvão e casca de pinos).
Além disso as bacia têm muitos furos, o que dificulta o empoçamento.

Que vocês acham? Isso representa um perigo para as plantas? Ou espero ver se com a melhora do tempo e volta do sol esse limbo desaparece..

Se acharem que ajuda posso postar um foto.

Obrigado pela ajuda 🙂
LUIZ ARTHUR09/11/2013 15:37
Hugo Perticarati,

Se puder postar fotos é bem mais fácil opinar. Se for pouco não tem problema mas se tiver muito é bom fazer algo.

Abraço.
Hugo Perticarati12/11/2013 12:20
Olá! Desculpa a demora para postar as fotos Luiz =]

Se vocês olharem as fotos, vocês perceberão que esse líquen/musgo (sei lá exatamente o que é isso) se forma exatamente na parede interna do vaso.

Vendo por cima e por baixo fica muito claro isso. E ele se forma principalmente na áreas que tomam mais sol.

Então, acredito que o problema em si não seja o substrato nem a quantidade de furos na bacia, mas sim que ela seja TRANSPARENTE, certo?

A combinação do SOL + AERAÇÃO + HUMIDADE propicia a formação. Estou correto?

Alguém tem alguma dica do que posso fazer? Ou o ideal seria mesmo trocar de vaso, para um não transparente?

Agradeço qualquer ajuda!
LUIZ ARTHUR12/11/2013 21:50
Hugo Perticarati,

Ola, como esta dentro do vaso plastico transparente sugiro pegar um pedaco de sombrite e enrolar em volta do vaso dando duas voltas, amarrando com um elastico ou arame fino. Assim escurece o ambiente sem perder a aeracao, e provavelmente o limbo ou liquem morrera tendo em vista a perda da claridade.

Abraco!
Hugo Perticarati13/11/2013 09:48
Excelente ideia Luiz!

Assim mantenho a aeração e drenagem!

Farei assim como sugeriu e posto os resultados depois.
Pelo menos assim acredito que aguenta até a próxima primavera quando posso transplantar novamente sem prejuízo a saúde das plantas.

Muito obrigado pela ajuda!
Meehiel13/11/2013 09:52
Hugo, eu também tive o mesmo problema por aqui, eu tenho uma uva niágara que estava dentro de um balde semitransparente, fiz alguns testes com outras plantas e outros recipientes, o resultado foi que os vasos semitransparente e transparentes criaram esse fungo devido a umidade e calor proporcionado pelo sol.
Não pude verificar se as raízes ficavam doentes em contato com esse fungo, pois logo que percebi o problema retirei as plantas do local.
Então é isso, fica a dica: procure não usar vasos que deixem a luz do sol entrar, o primeiro motivo é que raízes são fotossensíveis, ou seja, morrem em contato com a luz do sol, o outro motivo é esse fungo fedorento que cresce dentro do vaso, quero lembrar também que temperaturas um pouco mais elevadas matam as capilares ou fazem elas ficarem subdesenvolvidas.

Abraços.
Hugo Perticarati13/11/2013 10:01
Pois é Meehiel, um erro que não cometerei de novo.

Por enquanto farei como o Luiz sugeriu, visto que transplantei as plantas nessa primavera, e tenho medo da reação delas a um novo transplante.

Mas assim que possível substituirei por vasos novos.

Obrigado pelas dicas!
Victor Ghirotto13/11/2013 12:49
Eu acho que podem ser algas. Por experiência e por um pouco de conhecimento, elas nao fazem nenhum mal a planta... porém o problema é pior quando elas estão la pq a luz não deve entrar em contato com as raizes capilares como o amigo comentou em cima!