Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus

Willian14/11/2013 12:48
Fícus
b.willian escreveu:
Ontem adquiri este fícus em um viveiro em guaratiba. O dono do local me disse ser um fícus nítida, haviam outras plantas tão interessantes quanto esta. Possui muitas raízes aéreas. Sugestões de trabalho serão bem vindas.

Hugo Perticarati14/11/2013 14:21
Bela planta hein, Willian!
Victor Ghirotto14/11/2013 14:59
Acho que um múltiplos troncos fica muito massa!!
Willian14/11/2013 16:40
Estou deixando ele se adaptar aqui em casa para poder realizar uma desfolha e um transplante.

Pensei em uma balsa. São basicamente 3 troncos principais o resto são galhos secundários e terciários.

Projeções e sugestões são bem vindas.
Renato Rodrigues Roehrs14/11/2013 21:31
Willian, belo material hein?

Eu incentivaria o crescimento desse conjunto de raízes!
Lindo!

Abraços.
Silas Lanzieri27/11/2013 10:48
Olá Willian... Cara, me desculpe se for indiscreta a pergunta e se não quiser responder, compreenderei. Quanto pagou pela planta? É que gosto de acompanhar a cotação de preços de determinadas espécies em determinadas regiões.. Obrigado.
Willian27/11/2013 23:44
Renato,

respondi por MP.
Victor Ghirotto29/11/2013 13:10
Renato ou Silas? 😂 😂
Willian25/01/2014 14:04
Dando um UP ao tópico.

Alguma dica?
GIULLIANO CARNEIRO25/01/2014 17:05
Willian,

Vejo duas opções bem distintas para a sua planta.
1. Trabalhar duas plantas, fazendo a divisão na foto 3, de cima para baixo. Observe que a parte direita apresenta uma boa conicidade, o que resultará numa bela planta. A da esquerda permitira dar uma sinuosidade no tronco.
2. aproveitar toda a planta e formar uma única copa (foto 2).

É claro que em ambos os casos será necessário traçar um projeto e selecionar quais os galhos permanecerão na planta, de forma que dê harmonia.

Não se esqueça que é apenas a opinião de quem pouco conhece da arte, com certeza surgirão excelentes sugestões.

Estou sempre me surpreendendo com a criatividade e conhecimento dos frequentadores deste fórum. Portanto, vamos esperar a opinião dos profissionais.

Abraços,
Willian02/02/2014 12:43
Procedi uma desfolha.

Frente 1

Frente 2

Preciso de dicas.
MarcoBonsaiPoa03/02/2014 01:27
Bela planta!

Tem umas três horinhas de brincadeira ae, pura diversão...rsrs

excelente material de trabalho ...
Willian03/02/2014 10:31
2 horas de aramação e não conclui o trabalho.
Muitos galhos foram retirados...

Analisei que terei que retirar este primeiro galho que sai do galho mais grosso pois fechará a frente. Observem e me digam o que acham?

Estou no caminho?
Willian03/02/2014 16:52
Mais 1 hora de trabalho e acho que concluí...

Ficou parecendo um monstrinho...
Agora é torcer para voltar.
MarcoBonsaiPoa04/02/2014 01:46
Vai voltar, o fícus é valente!

Ficou muito bom!

Agora é cuidar pra não marcar, 40 dias já pode tirar alguns arames pra teste!
Willian08/03/2014 12:08
Atualizando

O monstrinho já retornou, só perdi um pequeno galho.

Sugestões e críticas são bem vindas.
Willian02/10/2014 23:14
Com o término do orkut acabei perdendo algumas fotos.
Atualmente ele está assim.

Passei este carinha para um aparador de vaso. Para equilibrar a planta, coloquei uma pedra entre as raízes, mas futuramente retirarei.

Preciso de sugestões quanto ao vaso e ao que pode ser feito para melhorar... Diminuir a altura ou o comprimento dos galhos?
SMART203/10/2014 08:52
uma bela planta tem um grande potencial e só ter paciência.

quanto ao orkut ainda tem opção de recuperação das fotos via download, ele crio uma função que zipa e manda tudo num download só....

segue o link para as opções do orkut.
https://support.google.com/orkut/
Willian05/10/2014 10:18
smart2
valeu pelas dicas quanto ao orkut, passei as fotos para o google+...

Quanto a planta, alguma sugestão? (isso serve para todos!)
Gilson Reis05/10/2014 18:58
William,

Você tem uma planta com bom potencial!!! A brotação está somente nas pontas dos galhos, eu te aconselhos a cortar todos os galhos secundários bem próximo dos galhos primários para que a brotacão se inicie nesta região e a partir daí vá formando novamente os galhos terciários e assim por diante. Como você mora em uma região quente não vai ter problemas em obter novas brotações. Do modo que está vai ser difícil obter brotações internas e cada vez mais as folhas novas ficarão mais distantes do tronco.

Abraços