Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubaçao com Vitaplan 10-10-10

12
joellagunasc17/11/2013 11:23
Adubaçao com Vitaplan 10-10-10
Amigos , comecei a usar este adubo Vitaplan - 10-10-10 e olhem o que aconteceu com alguns dos meus bonsai , isto 2 dias depois a adubaçao.

Este buxo esta secando do lado em que foi colocado o adubo.

alguem ja usou este adubo? Teve a mesma esxperiencia?

Abraços

Joel
Meehiel17/11/2013 12:38
Olha Joel, eu sempre que utilizo fertilizantes granulados uso metade da dose recomendada pelo fabricante pra ver a reação das plantas, depois vou adequando conforme.
É preciso ver também se você seguiu as recomendações de não adubar as plantas secas nem ao sol pleno.
Um outro fator importante é: as plantas apresentavam sinais que precisavam de adubo? Caso contrario você apenas adicionou algo que não era necessário naquele momento.
Deixe elas a meia sombra agora, de preferência pela manha e se for possível retire o resto do adubo que ficou em cima da terra.

Abraços
LUIZ ARTHUR17/11/2013 15:05
Joellagunasc,

Realmente os quimicos tem de tomar muito cuidado no utilizar, qualquer excesso podera haver perdas. Agora e seguir os conselhos do amigo Meehiel retirando o adubo aparente em cima do substrato e deixando a meia sombra, tambem pode tentar apos feito isso fazer uma lixiviacao regando abundantemente para extrair de dentro do substrato o adubo.
Vamos torcer para reagir e as plantas se salvarem,

Abraco
edson060517/11/2013 19:17
Olá Joel,
a impressão passada pelas fotos é de superdosagem.
Algumas perguntas:

1 - Você dissolveu o adubo granulado antes de aplicar?
2 - Houve um regime severo de chuvas seguido ao dia de aplicação do adubo?

Edson.
joellagunasc17/11/2013 20:11
ao
Edson , nao sei se foi super adubaçao , pois eu coloquei o equivalente a pontinha de uma colher de cha em cada vaso , sempre tomo este cuidado quando coloco algum adubo novo. Coloquei ele puro nao dissolvi na agua , mas depois irriguei bastante.Coloquei este quantidade pois adubo minhas plantas mensalmente na primavera e verão
edson060518/11/2013 10:34
O mais provável é que a grande quantidade de água da rega tenha liberado quantidade excessiva de nutrientes no substrato.
Hugo Perticarati18/11/2013 14:55
Caramba! Estou torcendo para não ter maiores complicações..

Boa sorte!
MarcoBonsaiPoa18/11/2013 16:04
Corrigir a acidez do solo ou trocar o substrato, lavando bem as raízes...se não mexer rápido, pode ser fatal!
Na dúvida, 5g por litro de substrato é garantido. Tem mais coisa por trás disso...saber mais ou menos o ph do solo que a planta se adapte. A adubação altera o ph. Se o solo é ácido, fica mais ácido.
joellagunasc20/11/2013 17:38
O curioso foi a rapidez do efeito do adubo pois 1 ou 2 dias depois da adubação que as plantas secaram.
Meehiel20/11/2013 23:11
Já fui vitima dessa problema também Joel, se a terra estiver muito seca é rapidinho mesmo, assim que você puder tire mais umas fotos para postar aqui.
Felipe27/11/2013 11:23
Joel,
Adubo químico = efeito imediato.
Contém muito sais minerais....errou na dosagem, é perda na certa.
Não uso mais quimicos, perdi tb algumas plantas.
Hj só torta de mamona e farinha de osso. Biofish tenho usado tb.
Resultado, plantas mais fortes, mais vigorosas....
Faz tempo que não uso defensivo em minhas plantas....com estas adubações que tenho feito, parece que eles ficaram muito resistentes a pragas e doenças.
Victor Ghirotto27/11/2013 14:07
Felipe, poderia detalhar sua adubação? Grato!
Victor Ghirotto27/11/2013 14:07
Felipe, poderia detalhar sua adubação? Grato!
Guilherme Luz28/11/2013 21:41
Sou muito inexperiente, mas as poucas experiências que tive com adubos desse tipo não foram das melhores, por isso só uso líquidos (bem dissolvidos) sempre com muita cautela e orgânicos.

Não sei se estou pecando por não usar químicos, mas pelo menos não perdi mais nenhuma planta. Detalhe intercalo farinha de osso com torta de mamona e as vezes uso ração canina (as mais "fuleirinhas" rsrs) (minhas leucenas explodem (acho que são carnívoras. kkk) elas engrossam mais rápido e emitem brotos pra todo lado...

Faz tempo que não posto atualizações de meus bonsai mas eles estão evoluindo muito bem.

Um forte abraço amigo, espero que vc não tenha mais esse tipo de problema.
Elio30/11/2013 13:04
Nuca uso adubo granulado ou farelado. O nitrogênio libera-se imediata e rapidamente, ficando o P e K retido.

Uso osmocote ! E, às vezes, o adubo líquido, na metade da dose. Nunca tive problemas de super dosagem.

abraço
Hugo Perticarati01/12/2013 17:22
Elio, me desculpe a intromissão, mas esse "as vezes" em relação ao adubo líquido é com que frequência? E qual a graduação? 10-10-10?

Obrigado pela informação!

Grande abraço!
Elio01/12/2013 18:52
Desculpe, Hugo! É bom esclarecer melhor mesmo! Eu uso Osmocote em todas minhas plantas, exceto nas azaleias, Nanas e Pinheiro Negro.
Nessas uso um adubo orgânico.
O Biofert Plus - 8-9-9, uso "às vezes", isto é umas 4 aplicações por ano, somente nos pré e mudas, mesmo estando com osmocote. Porém, sempre na metade da dose recomendada. É para dar um plus mesmo.
abraço
Hugo Perticarati01/12/2013 22:30
Caramba Elio, eu uso um líquido 10-10-10 a cada dez dias na dose recomendada hahaha será que é mta coisa?

Tenho percebido que algumas plantas estão crescendo absurdamente enquanto outras parecem definhar aos pouquinhos. Acho que nessas eu vou maneirar hahahaha

Muito obrigado pelas informações!

Grande abraço!
Elio02/12/2013 19:05
Hugo Perticarati escreveu:
Caramba Elio, eu uso um líquido 10-10-10 a cada dez dias na dose recomendada hahaha será que é mta coisa?

Tenho percebido que algumas plantas estão crescendo absurdamente enquanto outras parecem definhar aos pouquinhos. Acho que nessas eu vou maneirar hahahaha

Muito obrigado pelas informações!

Grande abraço!

É muito mesmo, véio!
Pode usar metade da dose e a cada 30 dias na primavera; 45 no verão; 30 de novo, no outono e uma vez só no meio do inverno.
Hugo Perticarati02/12/2013 19:53
Pois é, também estou achando.

Eu li isso nos textos do Walter Pall, que quando você tem substrato bem drenante (caqueira, areia grossa, casca de pinus etc sem terra) você pode e deve adubar bastante.

Porém, mesmo que tenha espécies que aceitaram super bem essa SUPER adubação, percebi que algumas não aceitaram nem um pouco, como a jabuticaba, serissa, romã, pau-ferro e ulmus.

Vou maneirar daqui pra frente shuashuahsuahusahusha

Muito obrigado pela paciência Elio!

Grande abraço
Elio02/12/2013 22:17
Hugo Perticarati escreveu:
Pois é, também estou achando.

Eu li isso nos textos do Walter Pall, que quando você tem substrato bem drenante (caqueira, areia grossa, casca de pinus etc sem terra) você pode e deve adubar bastante.

Porém, mesmo que tenha espécies que aceitaram super bem essa SUPER adubação, percebi que algumas não aceitaram nem um pouco, como a jabuticaba, serissa, romã, pau-ferro e ulmus.

Vou maneirar daqui pra frente shuashuahsuahusahusha

Muito obrigado pela paciência Elio!

Grande abraço

Disponha amigo! Também conheço a linha de pensamento do Walter Pall sobre adubação. Com a qual não concordo! Aliás eu e 99% dos bonsaístas..........rsrsrsrsrsrs
Hugo Perticarati02/12/2013 22:19
Hahahaha

Muito bom saber!

Grande abraço!
Hugo Perticarati09/01/2014 00:52
Elio, eu comprei o Biofert 6-4-4. Na embalagem diz que é fertilizante foliar. Posso usá-lo na rega também ou só funciona se borrifar nas folhas?

Obrigado pela ajuda!
Elio09/01/2014 16:29
Dê uma olha se tem os micronutrientes. S-F-Cu-Z-Ca- etc.
Hugo Perticarati09/01/2014 17:16
Tem sim Elio, é esse aqui ó:

http://www.biofert.com.br/produtos/universal-500ml-concentrado.jsp

Isso quer dizer que pode ou não pode usar nas regas? hahahaha

Valeus!
12