Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Quaresmeira

zeluiz24/11/2013 22:31
Quaresmeira
Esta foi a única sobrevivente de várias quaresmeiras que fiz yamadori no ano passado. Agora está brotando vigorosamente. Gostaria de opiniões dos colegas para condução.
Victor Ghirotto24/11/2013 23:31
Muito legal!!!! Então, a quaresmeira, bem como o manacá da serra, são plantas extremamente chatas!! Não só pra nascerem [nascem minúsculas e são facilmente destruídas quando novas], mas também pra mexer nas raízes...
A quaresmeira é da espécie Tibouchina granulosa e o manacá, da espécie Tibouchina mutabilis... Estou falando do manacá pois decidi tentar conduzir um exemplar e estou tendo êxito, e que por isso posso te passar algumas dicas, já que são espécies relacionadas:

Transplante em Junho. De preferência no começo de Junho. Pode o mínimo possível de raízes... E tente não desmanchar muito o torrão. Foi assim que conseguir manter uma muda viva... as outras morreram, infelizmente. Veja, ele prefere meia sombra [sol apenas de manhã]. A condução por arame ainda não testei muito, mas eles respondem bem com podas! Ah, e quando transplantar, corte fora bastate folhas, deixando uns 10% apenas.

E, pra ajudar, aliás, pelo menos espero que ajude, algumas informações sobre a quaresmeira retiradas do livro ÁRVORES BRASILEIRAS, de Harri Lorenzi:

Planta perenifolia ou semidecidua, heliófita, característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões.

Parabéns e boa sorte!