Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro Adenium- Condução?

Victor26/11/2013 19:33
Meu primeiro Adenium- Condução?
Boa noite galera
Recentemente comprei um Adenium, ele estava num vasinho pequeno.
Assim que pude o transplantei. Não conheço muito sobre a espécie, apesar de já ter lido bastante sobre a espécie. Minha dúvida tem sinto quanto a escolher afrente dela e como conduzi-la. Penso que o ideal é seguir o estilo natural dela, não?

Quem puder me dar um help, ficaria muito grato! Abraço

Seguem as fotos:

Hugo Perticarati26/11/2013 21:53
Muito bacana essa espécie Victor.

Eu sinceramente não conheço nada sobre ela hahahaha

Mas estou acompanhando o tópico.

Grande abraço!
erico.bettoni18/04/2014 22:28
Victor, tenho 3 exemplares desta planta. Vou tirar fotos para postar.

Sugeriria trocar o substrato imediatamente. 50/50 terra preta adubada e areia.

A pleno sol, com este substrato, pode regar quase todos os dias no verão, e a cada 2 dias no inverno.

Ela responde muito bem a uma adubação e rega constante, desde que com muito calor e luz direto.
erico.bettoni18/04/2014 22:40
Aqui as fotos de 2 exemplares. Antes e depois da poda e transplante.
Vou arrumar as raízes ainda, podando e direcionado.

Depois desta poda elas irão brotar e depois da divisão de cada galho irei enxertar com diversas outras cores da mesma espécie que criei de sementes.

Antes

Depois

fermga19/04/2014 09:29
erico ficou muito bom, só ter cuidado porque esta espécie fica marcada fácil pelos arames, eu sempre faço ganchos ao invés de aramar e utilizo um pequeno pedaço de borracha na ponta para não marcar.
Thomas Eckert19/04/2014 09:44
Legal, essa planta é bem interessante, eu uso câmara de bicicleta enrolada no galho pra não marcar, isso evita de quebrar com curvas mais fechadas.

Abraço
erico.bettoni19/04/2014 11:38
Boa idéia, vou por uma borracha. Na verdade pretendo cortar mais um pouquinho da ponta, por isso não me preocupei muito.

Postem fotos!
fermga19/04/2014 16:42
Thomas Eckert só tem que tomar cuidado porque onde se coloca a borracha não pega luz e se nao pegar luz não vai brotar e se não me engano ele fez esta poda para emitir brotos mais baixos.
Victor21/04/2014 20:56
Opa Erico. Os seus estão bem legais, heim?
Eu abaixei o meu e estou usando ganchos, porque fica marcado fácil, fácil.
Alguém sabe a época boa para a desfolha do Adenium??
Quanto ao substrato, o meu tá com terra, é que eu cubro com telha, pois molho com mangueira. Outra coisa que ouvi dizer, mas não sei se é verdade. É que o ideal é sempre molhar em volta dele, ao invés de ficar molhando a "batata" hehe..
Postarei fotos! Abraço!
erico.bettoni21/04/2014 21:07
Fiquei fora 5 dias. Assim que chegar em casa vou postar fotos. Com certeza devem ter brotado.

Esta planta é MUITO resistente. Pode fazer poda em qualquer época.

Com relação à rega, tendo ventilação e sol não tem erro. Inclusive borrifo fosfito de potássio direto nas folhas e no caudex dela.

Tem fotos novas ai?
Thomas Eckert22/04/2014 09:21
fermga escreveu:
Thomas Eckert só tem que tomar cuidado porque onde se coloca a borracha não pega luz e se nao pegar luz não vai brotar e se não me engano ele fez esta poda para emitir brotos mais baixos.

Essa tecnica é amplamente utilizada com shimpakus, para evitar que quebrem, como ja é visivel alguns possiveis pontos de brotação, simplesmente deixe estes pontos expostos, ate porque ele não pretende fazer curvar tão fechadas, a borracha seria somente para não marcar com arame.

Abraço