Donegá18/12/2013 09:14
Problema com Oidio-Qual a diluição da calda sufocaustica
Olá Amigos
Estou com problemas de fungos do tipo Oídio em um resedá. Tenho aquela cauda sufocaustica que preparamos p/ Jin, porém não sei qual a diluição dela em água p/ aplicar nas folhas. Alguém pode ajudar?
Abçs.
Julio Tijucano18/12/2013 10:27
Tambem gostaria de saber!
LUIZ ARTHUR19/12/2013 00:03
Donega e Julio Tijucano,
50 ml para cada litro de agua, mas tome cuidado no aplicar que com o calor pode queimar as folhas, sendo melhor diluir em mais agua, e de preferencia ao anoitecer quando esta mais fresco. Aplicar uma vez por semana durante tres semanas.
Se achar leite cru de vaca pode utilizar na medida de 10 ml para cada 90 ml de agua funciona perfeitamente e nao tem risco de queimar as folhas, aplicar ao entardecer e e natural, ja apliquei em pes de salsa e roseiras com sucesso total, deve ser ministrado uma vez por semana por tres semanas.
Abraco!
Donegá19/12/2013 08:26
Olá Luiz,
Agradeço a orientação. Terei que usar a calda, pois pra quem mora em São Paulo, leite crú e coisa de outro mundo, rsrsrsrs.
Valeu mesmo. Abç.
Sergio Batalini19/12/2013 17:47
Boa tarde!
Eu uso com frequência nos resedás e nas durantas, que são muito atacados por fungos e pragas... Alias , quando aplico , dou um banho geral em todas as plantas...Nunca tive problemas, as vezes algum brotinho mais novo seca, mas logo vem outro ...
A dosagem que costumo usar é de + ou - 20 ml por litro, evitando super dosagens... Em alguns casos mais graves, uso até uns 50 ml por litro, e em madeira morta , devemos usar puro com aplicação a pincel.
Usado em dosagens baixas, 5ml/litro, tem efeito de adubo foliar....
De qualquer forma tome cuidado para que não escorra ou derrame muito da mistura no o substrato, pois poderá alterar muito o PH do substrato e até matar a planta, não pela absorção pelas folhas , mas pelas raizes.
LUIZ ARTHUR19/12/2013 21:56
Donega,
Como o Brasil e um continente temos muita variacao de temperatura,
segue a dosagem do Bonsergio dos 20 ml por litro. Eu moro numa regiao mais fria, aqui quando esta estremamente quente faz mais de 25 graus e a gente ta morrendo de calor,.
Rsrsrs
Alem de na arte bonsai ser mais conservador na dosagem pode ser a diferenca entre sucesso e fracasso.
Abraco!
Donegá20/12/2013 12:40
Olá amigos,
Agradeço a todos as informações vou fazer o procedimento conforme indicado, para proteger as raízes durante a aplicação vou cobrir o substrato com plástico e aplicar na sombra.
Abçs.
Elio21/12/2013 20:29
20 ml por litro é o ideal. Mais que isso queima brotos e folhinhas novas. Borrifar por cima e por baixo das folhas. Uma aplicação é suficiente. Para Oídio, já para outras pragas precisa mais!