Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho - Yamadori

Josef De Franceschi03/01/2014 20:53
Buxinho - Yamadori
Boa noite Srs.
Sempre tive vontade de cultivar um bonsai com tronco e/ou raízes expostas.

Algum tempo, em um canto na casa de meus pais envolto a alguns entulhos tem alguns exemplares de Buxinho, resolvi remover um deles e começar os trabalhos, depois de 3 dias escavando à volta, consegui remove-lo com bastante raízes e ai vi que o material tem muito potencial.

Como é uma planta de uns 20 anos, crescendo sem nenhum trato, fiz alguns procedimentos nela para oq pretendo.

Imagino chegar a um ponto que fique Bonsai Sokan com algumas raízes expostas.

Algumas imagens...

Algumas fotos eu vou sacrificar alguns galhos no alto, deixar com aspecto de envelhecido, lascado!

Deem suas opiniões

Obrigado a todos.
Fico na aguardo
SEKI - Elio Luis Secchi08/01/2014 17:24
Josef, é um excelente material. E ao mesmo tempo um certo lamento. O yamadori de buxinho é um dos mais temperamentais. Primeiro ele somente deveria ser feito aqui no sul em final de inverno e não em pleno verão. Aliás, todo yamadori no sul deve ser feito no final do inverno, início de primavera, preferencialmente. E no caso do buxinho esta é quase uma condição de sobrevivência. Outro detalhe é que em buxinho não se pode fazer intervenções tão drásticas de uma só vez, sob pena de perde a planta. O buxinho costuma não brotar em galhos no qual foram retiradas todas as folhas (isso é conceitual, apesar de que este ano recuperei um buxinho de um colega que fez o yamadori de forma totalmente errada e estou conseguindo alguns brotos ao menos nas axilas do tronco dos galhos que foram erroneamente podados.) Outra coisa que não se deve fazer é retirar e passar logo para um recipiente tão baixo e raso, mesmo que o amigo tenha colocado aí um "prolongador" de vaso... Enfim, diante do exposto quero ficar agora na torcida e orações para sua bela planta se recupere. Ao menos até o final do inverno não faça mais qualquer intervenção. A partir do que foi feito, quanto menos mexer, melhor.
Depois comece a baixar gradativamente, podando de forma alternada, galhos sim, galhos não a fim de obter brotação mais baixa. Tenho um que está há 4 anos apenas neste processo de baixar a folhagem, sem que nada foi feito ainda em termos de estilização. Um buxinho bem velho o Tramujas chegou a ficar 7 anos sem intervir na estilização... Se ainda não fez contato, procure aí o pessoal da Confraria de Bonsai Santa Maria que tem gente bastante experiente e pode te ajudar. Qualquer dificuldade me passe uma MP. Aliás o Alexander que é daí estará vindo me visitar na semana que vem. Abraço
Ah, vê se consegue reduzir o tamanho das últimas fotos e postar elas novamente, excluindo as que aí estão, porque além de desconfigurar a página do fórum, fica bem difícil visualizar elas. Valeu!