Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus retusa trabalho na madeira

Diogo Afonso07/01/2014 22:10
ficus retusa trabalho na madeira
segue fotos da execucao

quero trabalhar um top flat.
abrço a todos
qualquer sugestao e critica sempre é valida para o crescimento de quem aprende...
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi08/01/2014 16:50
Opa, o trabalho em madeira foi bem feito. Ficou bonito, uma verdadeira escultura. Agora tem que esperar como vai se comportar esta madeira no futuro. Há um consenso de que madeira morta não é indicada em ficus em geral pelo fato de ser uma madeira muito mole, apodrecer facilmente, enfim... São conceitos que podemos ou não seguir e aceitar. De modo geral nas plantas de madeira mais macia não são indicadas para fazer trabalhos em madeira morta. Este é um conceito. Mas o importante é que façamos as coisas também conforme nosso gosto e no futuro vamos ver a que esta decisão nos levou. Volto a dizer, o trabalho aí ficou bonito. Agora é formar a copa. Não creio que eu seguiria o estilo flat top. Novamente em função da espécie e ainda mais pelo tipo de tronco que esta planta tem. O estilo flat top normalmente é apresentado em plantas de tronco mais ou menos ereto e delgado...
Abraço
Diogo Afonso09/01/2014 07:39
obrigado pelas dicas e sugestoes élio
Diogo Afonso15/01/2014 20:40
atualizando

SEKI - Elio Luis Secchi20/01/2014 21:37
Vai indo bem. Segue em frente!
Abraço
Diogo Afonso03/03/2014 23:09
Atualizando penteado...

qulquer sugestao e critica é sempre bem vinda
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi04/03/2014 21:11
Esta aramação dos galhos todos do tronco para traz fica meio estranha. o ideal seria trazer galhos também para as laterais mas ou menos direcionados para a frente a fim de formar uma copa mais arredondada. Existe um conceito básico de que a planta não deve ficar demasiadamente voltada para os fundos, inclusive, o ápice sempre deve se certa maneira vir em direção do observador. Abraço
Diogo Afonso04/03/2014 23:27
Elio Luis Secchi escreveu:
Esta aramação dos galhos todos do tronco para traz fica meio estranha. o ideal seria trazer galhos também para as laterais mas ou menos direcionados para a frente a fim de formar uma copa mais arredondada. Existe um conceito básico de que a planta não deve ficar demasiadamente voltada para os fundos, inclusive, o ápice sempre deve se certa maneira vir em direção do observador. Abraço

obrigado pelas dicas e sugestoes elio, minha intenção é fazer um flat top,
no meu pensar depois de posicionados os galhos para tras deixarei vir para cima uma boa ramificação na qual darei um posicionamento melhor.
a frente da planta tambem eu detonei demais entao ficou dificil colocar algum galho de traz para frente.
so minha maneira de pensar.
se eu estiver errado eu meu proceder me corrija por favor...
abraço