Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Algumas de minhas plantas.

Lbandeira14/01/2014 12:08
Algumas de minhas plantas.

SEKI - Elio Luis Secchi14/01/2014 21:54
Já tens aí uma boa e bela coleção de plantas... Certamente com o tempo vais querer um maior refinamento... Alguns detalhes pequenos fazem grande diferença... Mas suas plantas já estão muito bonitas...Abraço
Lbandeira15/01/2014 10:09
Obrigado Elio. Mas que tipo de refinamento o senhor se refere...? O senhor pode me dar algumas dicas com essas plantas mesmo?
Silas Lanzieri16/01/2014 18:11
Lbandeira, concordo com o Hélio, realmente tem plantas bonitas, mas
transmitem a impressão de serem daqueles bonsais "prontos" de supermercados, não que isso desmereça as plantas, mas nos recipientes que estão, embora estejam apresentáveis, não desenvolverão muito mais do ponto em que estão. Minha sugestão é que estas últimas principalmente, fossem colocadas para "engorda" no chão ou em recipientes maiores... Confesso minha inexperiência, mas já que perguntou, resolvi opinar, mas acredito que outros experts também darão suas opiniões.
Lbandeira16/01/2014 21:03
Silas Lanzieri escreveu:
transmitem a impressão de serem daqueles bonsais "prontos" de supermercados, não que isso desmereça as plantas, mas nos recipientes que estão, embora estejam apresentáveis, não desenvolverão muito mais do ponto em que estão. Minha sugestão é que estas últimas principalmente, fossem colocadas para "engorda" no chão ou em recipientes maiores... Confesso minha inexperiência, mas já que perguntou, resolvi opinar, mas acredito que outros experts também darão suas opiniões.

Bonsai de supermercado...? Deixar na "engorda"...? Peço que me desculpe se eu parecer grosso mas não entendi as suas colocações.
Lbandeira16/01/2014 21:12
"Lbandeira"][quote="Silas Lanzieri escreveu:

Bonsai de supermercado...? Deixar na "engorda"...? Peço que me desculpe se eu parecer grosso mas não entendi as suas colocações.
Vinícius Fernandes16/01/2014 22:53
Lbandeira, o que o Silas quis dizer ao mencionar "bonsai de supermercado" é sobre aquelas mudas vendidas em vasos de bonsai nos supermercados, que na verdade, às vezes, não chegam a ser nem pré-bonsai, mas mudas apenas, em vasos pequenos. Quanto a engorda, é que as plantas não se desenvolvem bem em vasos pequenos, sendo preferível plantá-las no solo ou em vasos grandes para que engrossem e se ramifiquem. abç
Lbandeira17/01/2014 09:41
Eu entendo as técnicas de engorda de Bonsai. O que mais se lê por aqui, é esse negócio mais ou menos assim: "se a planta fosse minha, eu deixava ela engordar mais uns 2 anos". Na minha cabeça e na minha maneira de olhar essas pequenas mudas, ou pré Bonsai, eu quero que elas tenham 10 anos e permaneçam desse tamanho. Peço mais uma vez desculpas se parecer grosso, mas quando eu for trabalhar uma planta de calibre grosso ou uma planta velha,eu faço um Yamadore ou compro uma planta velha. Tenho plantas na mamadeira, no chão e em vasos maiores, que não me despertam interesse por enquanto. O grande problema do Bonsai, é que na maioria das vezes o espectador não leva em conta a subjectividade de cada olhar. As técnicas, lógicamente, tem que se seguir ao pé da letra para ter um resultado satisfatório. Não sou mestre em Bonsai e ainda estou muito longe disso, mas sempre que posso, vou nos encontros mensais, cursos,workshops e converso sempre com quem entende bem mais que eu, procurando sempre absorver oque me passam. Peço desculpas se o ofendi de alguma maneira mas acho que tenho o direito de defender meu ponto de vista, assim como tens o direito de opinar.