Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ATUALIZANDO- AGORA COM + SINUOSIDADE!!!

thiagotdn17/01/2014 16:56
ATUALIZANDO- AGORA COM + SINUOSIDADE!!!
ATUALIZANDO! palpites serão bem vindos, dicas também !

Renato Rodrigues Roehrs18/01/2014 11:33
Thiago, pra início está bom.
Se ela foi transplantada recentemente, não faria mais nada até a primavera, mas no próximo transplante pensaria num substrato mais drenante. Sobre substratos, há vários posts aqui mesmo no fórum para tua ajuda.

O teu ápice eu usaria somente como galho de sacrifício, para engorda da planta. Acho que se pensares nela com o ápice todo, perderás na compactação e tua árvore ficará alta demais.
Durante este tempo, eu incentivaria o engrossamento dos galhos mais baixos e um novo ápice que venha a crescer ao final do tronco principal.

Agora é adubar e aguardar.

Tens um belo material aí.

Abraços.
thiagotdn19/01/2014 21:42
obrigado Renato Rodrigues Roehrs ! tem como vc ser mais preciso! sou iniciante e não intendo mto bem estes vocabularios !!

ela foi transplantada recentemente: sim ela foi !
ápice eu usaria somente como galho de sacrifício???
eu incentivaria o engrossamento dos galhos mais baixos e um novo ápice que venha a crescer ao final do tronco principal!??? como fazer isto?

Vlw!
Renato Rodrigues Roehrs19/01/2014 22:35
Thiago, vamos lá! E sempre que precisar, prende o grito.

Se ela foi transplantada recentemente, deixe a árvore descansar até a próxima primavera.

O galho de sacrifício é um galho que será descartado futuramente. Ele serve para incentivar o engrossamento do tronco ou de galhos. A poda diminui o envio de seiva para a região podada, então a idéia é manter um galho que irá crescer livremente e no futuro será descartado (em azul na foto abaixo).

Ao iniciar a adubação, em 40 dias, a planta irá emitir novos brotos em vários locais e poderás optar por um novo ápice que será trabalhado e aramado, para dar movimento, desde o início (na região do círculo em vermelho na foto abaixo).

Bom trabalho! Vai postando a evolução pra gente ver.

Abraços.
thiagotdn20/01/2014 19:27
Desculpe Renato Rodrigues Roehrs se pareceu q fui rude,não fui, é o meu jeito mesmo!
Vou esperar um pouco e já vou podar no local indicado , obrigado pelas dicas !!