Calliandras & Calliandras
Cissa10/01/2005 21:44
Oi pessoal,
gostei deste tópico, aprendi muito sobre variedades de calliandras.
Sergivaldo,
depois de analisar as características da que te dei, concordo com você de que seja selloi.
Abração
Cecilia
Sergivaldo11/01/2005 01:45
Charles escreveu:
Olá pessoal.... tudo bem?
Ótimas informações colocadas aqui.
Também sou fã das calliandras, embora só tenha de duas variedades, a brevipes e a de flor vermelha de folíolos pequenos.
Pretendo trabalhar com a de flor branca e folíolos pequenos. Não sei se é regra geral, mas vi algumas brancas com aroma muito bom. Ao contrário, as de cor rosa não tem aroma... (ou eu nao sinto) !!!
Alguém sabe se existe algum tipo de lâmpada que mantenha as folhas da calliandra abertas também à noite?
As vezes gosto de decorar a casa trazendo um bonsai para dentro por 2 ou 3 dias, mas as calliandras perdem muito da estética com as folhas fechadas.
Parabéns Sergivaldo e Ratto pela iniciativa e informações.
Abraço,
Charles
Olá Charles,
Estive relendo o tópico e percebi que a sua mensagem ficou sem resposta. Peço-te desculpas pela falha.
Em relação à Calliandra de flores brancas, estou com uma bem pequena e que já produziu duas flores (presente da Cissa!). Ainda não deu para perceber se possui cheiro. Vou aguardar a próxima flor.
Quanto à de flores rózeas (C. brevipes), pela manhã, quando o sol ainda não tem aparecido, dá para sentir uma pequena fragrância.
Outra coisa que acho curiosa é o fato das flores começarem a abrir durante o dia e à noite ficam totalmente abertas, ao contrário das folhas. Também gostaria de saber se há algum tipo de lâmpada que mantenha as folhas abertas.
Um abração,
Sergivaldo
Sergivaldo11/01/2005 02:01
Cissa escreveu:
Oi pessoal,
gostei deste tópico, aprendi muito sobre variedades de calliandras.
Sergivaldo,
depois de analisar as características da que te dei, concordo com você de que seja selloi.
Abração
Cecilia
Olá Cissa,
As Calliandras são realmente muito fascinantes. TAmbém estou aprendendo muita coisa sobre elas aqui, neste tópico.
Agora eu tenho duas C. selloi: uma de flores rózeas e outra de flores branca.
Um abração,
Sergivaldo
Charles11/01/2005 15:45
Oi Sergivaldo... tudo bem?
Sem problema !!! 😄
Mesmo que de forma indireta, estou tendo aqui um monte de respostas interessantes. Este tópico está muito bom.
Fica no ar a questão sobre a existência ou não de lâmpada que mantenha as folhas da caliandra abertas durante a noite... nem que seja por 2 dias... 😄
Abraço,
Charles
Cissa11/01/2005 22:55
Oi Charles,
eu não sei se existe alguma lâmpada que consiga isso, mas podemos começar a fazer alguns testes não????
Abração
Cecilia
Charles12/01/2005 08:47
Oi Cissa... tudo bem?
A calliandra tem mesmo um "ciclo biológico" que é maravilhoso...
Por várias vezes, ao podar galhos maiores notei que, mesmo já desligados da arvore, as folhas destes galhos abriam-se ao amanhecer e fechavam-se à noite, durante uns 2 ou 3 dias.
Interessante que o sol forte também faz com que a planta se defenda, fechando as folhas, talvez se protegendo de desidratação...
Enfim.. fantástico !!!
Só falta mesmo descobrir a tal "lampada mágica"... 😄
Abraço,
Charles
edineijr14/01/2005 18:38
Charles escreveu:
Oi Cissa... tudo bem?
A calliandra tem mesmo um "ciclo biológico" que é maravilhoso...
Por várias vezes, ao podar galhos maiores notei que, mesmo já desligados da arvore, as folhas destes galhos abriam-se ao amanhecer e fechavam-se à noite, durante uns 2 ou 3 dias.
Interessante que o sol forte também faz com que a planta se defenda, fechando as folhas, talvez se protegendo de desidratação...
Enfim.. fantástico !!!
Só falta mesmo descobrir a tal "lampada mágica"... 😄
Abraço,
Charles
Eu fico um pouco receoso quanto à tentar forçar a calliandra a permaneçer com as folhas estendidas à noite.
Se ela fecha suas folhas, com certeza existe algum motivo para isso (reduzir transpiração, proteção contra geada ou outro fenomeno atmosférico que possa afetá-la, etc.)
Ao mudar o relógio biológico da planta temo que esta pode estressar e, em casos extremos, levá-la à morte... 😢
Charles14/01/2005 20:54
Oi Ednei... tudo bem?
Estou totalmente de acordo com voce. Também não sei o motivo, mas não é por acaso que ela se fecha a noite. Faz parte do seu ciclo biologico, que deve ser respeitado.
Mas se alguém souber de uma lampada que a mantenha aberta, seria interessante, como falei, por uma noite apenas, quando gosto de colocar um bonsai dentro de casa, em algumas ocasiões especiais.
Certamente seria algo muito esporádico....
Abraço,
Charles
Lando14/01/2005 21:40
Vocês estão certos, claro.
Charles, conheço uma pessoa que está fazendo uma "experiência" com lâmpadas fluorescentes para suas plantas fazerem a fotossíntese à noite... Ele está pesquisando o inverso, durante o dia elas ficam no escuro, e à noite ele liga as lâmpadas. Rsss
Até mais,
Orlando (Lando)
Cissa14/01/2005 22:46
Hehehe, o cara deve trabalhar no turno da noite e quer as plantas participando também.
Abração
Cecilia
Charles16/01/2005 20:24
Oi Lando....
Tendo novidades sobre a experiencia desse cara avisa a genta, ok?
Afinal, ele tá querendo mudar o "fuso horário" da planta 😄
É como se levássemos a caliandra para o Japão, e ela teria que ajustar seu "relogio biologico" em 12 horas !!
Minha duvida é se o tipo de luz da lampada mantém as folhas abertas, apenas isso. Não me preocupa a fotossintese porque seria por apenas uma ou duas noites.
Abraço,
Charles
Lando16/01/2005 20:41
OK, Charles!
Entendi o que pretendes.
Qualquer novidade eu te aviso.
Até mais,
Orlando (Lando)
Cláudio C. Ratto17/01/2005 13:16
Oi pessoal !
Tenho aqui na biblioteca um catálogo que fala dessa lâmpada........
Então vou ver e depois retornar com o nome, ok?
Acho interessante toda essa questão, pois adoro fazer experiências !
Nesse catálogo falava também numa estufa climatizada para plantas, o qual, dentre outras coisas, agente poderia controlar a temperatura, umidade e o fotoperíodo........muito interessante mesmo.....
Lando,
Não te enviei as sementes ainda, pois queria coletar mais caso ainda tenha vagens no pé onde eu pego, falou ?
Tenho poucas em casa.....
Sergivaldo,
As suas sementes de carmona já chegaram ?
Abraços a todos,
Sergivaldo18/01/2005 01:31
Cláudio C. Ratto escreveu:
Oi pessoal !
Sergivaldo,
Abraços a todos,
Olá Ratto,
Recebi ontem (17/01) as sementes: Muito obrigado mesmo!!!!!
Alguma recomendação especial sobre a semeadura?
Um abração,
SErgivaldo
Cláudio C. Ratto18/01/2005 09:59
Sergivaldo"]
Sergivaldo,
Por aqui, não ví algum tipo de problema a não ser o calor...........Esta espécie gosta muito de água. Então qualquer tipo de substrato que retenha água está bom, ok ? (vermiculita, barro, terra preta, areia e etc..)
Como disse anteriormente, cada bolinha dessas geram mais do que 4 mudas..........acredito que dentro dela tenha várias sementes, pois eu ainda não abri para saber, mas nascem para mais de 4, Ok ?
A taxa de germinação é de 100% !!!
Boa semeadura e depois mande fotos para que todos possam ver !
Grande abraço,
Charles18/01/2005 10:29
Grande Sergivaldo !!!...
Acabo de receber sua remessa !!! 😄
Estou ansioso para abrir, mas como estou no escritório, vai ficar pro final das tarde!!!.. paciencia... paciencia !!! 🙄
Muito obrigado cara !!!.. depois comento em mais detalhes !!!
Grande abraço,
Charles
Lando19/01/2005 11:35
Ok, Ratto!
Fico no aguardo...
Um abraço!
PS.: Aos amigos para quem prometi sementes, também peço um pouco mais de tempo. Em breve estarei enviando-lhes.
Até mais,
Orlando (Lando)
Sergivaldo20/01/2005 02:03
Cláudio C. Ratto"]
"Sergivaldo"][quote="Cláudio C. Ratto escreveu:</div>Oi pessoal !
Sergivaldo,
Abraços a todos,</blockquote>
Olá Ratto,
Recebi ontem (17/01) as sementes: Muito obrigado mesmo!!!!!
Alguma recomendação especial sobre a semeadura?
Um abração,
SErgivaldo[/quote escreveu:
Sergivaldo,
Por aqui, não ví algum tipo de problema a não ser o calor...........Esta espécie gosta muito de água. Então qualquer tipo de substrato que retenha água está bom, ok ? (vermiculita, barro, terra preta, areia e etc..)
Como disse anteriormente, cada bolinha dessas geram mais do que 4 mudas..........acredito que dentro dela tenha várias sementes, pois eu ainda não abri para saber, mas nascem para mais de 4, Ok ?
A taxa de germinação é de 100% !!!
Boa semeadura e depois mande fotos para que todos possam ver !
Grande abraço,
Beleza Ratto!!!
Pode ficar tranqüilo que depois irei postar as fotos para todos verem.
Muito obrigado mesmo!!
Sergivaldo