Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junipero

afonso Fengler05/02/2014 17:21
Junipero
Este junipero foi adquirido do Carlos Tramujas em Joinville oportunidade que o trabalhei num worshop com Isao Omachi, depois ficou muito tempo parado e no ano passado o Julio Silveira trabalhou ele numa apresentação que fez aqui em casa. Mas reestilizou ele totalmente. seguem as fotos. Sugestões serão bem vindas.

antes de qualquer intervenção

quando estava trabalhando a planta

Isao ajudando

A regina acompanhando, ela era tradutora

planta por ora concluída, Isao sugeriu fazer porteriormente um shari e também indicou um vaso redondo.

trabalho do Julio

com um desenho

Retirando o arame depois de sete meses

Todo o arame retirado

Por favor pessoal podem dar sugestões

Um abraço
Afonso
SEKI - Elio Luis Secchi05/02/2014 22:42
Olá Afonso, meu amigo, tudo certo? As fotos estão bastante grandes o que até dificulta um pouco a visualização. Mas dá para ver bem a última foto que é o que importa. Lembro deste trabalho em Joinville, estive lá.
Para dizer a verdade eu não tinha me agradado do rumo da planta naquela época. Agora creio que está bem melhor. Bom, acho que definido o rumo a partir de agora é somente refinamento. Então sugiro podar todos os ramos que estão saindo da forma desejada, ficando longos e depois ficar pinçando eles a fim de compactar cada patamar de galhos. Também poderia aramar todos os galhos novamente e fazer alguns ajustes de posicionamento...
Abraço
afonso Fengler07/02/2014 15:53
Poxa, ficaram grandes mesmo, vou ter mais cuidado.
Eu também não tinha gostado da primeira estilização, tinha ficado um tronco muito longo e da mesma grossura. Mas agora estou gostando, ela esta se recurando bem. No inverno possa aramar novamente.

Obrigado Elio

Um abraço
Afonso
nickyfury20/02/2014 19:48
bonsai
Eu deixaria todos os galhos que estão com brotações novas crescerem livremente, ainda que compromete um pouco a forma atual, vez que com isso haveria engrossamento nos galhos principais, agregando maior beleza para a planta, graças a estabilidade visual que a estrutura aérea iria adquirir com esse recurso.

Para isso, considere o seguinte: sua planta está bem formatada, o estilo está consolidado, então resta agora apenas a complementação visando a finalização. É deixar livre o crescimento/alongamento dos galhos para permitir seu engrossamento gradativo, até atingir o ideal para a planta como um todo.

Por outro lado, no inverno, faça o replante, acondicionando a planta num recipiente mais interessante para ela, e trate do material exposto, shari e jin, lixando com material abrasivo (lixa fina e escova de aço), para melhorar a aparência da madeira, aplicando calda sulfocálcica em seguida,, para proteger a madeira exposta. Adubação, sol e rega diária farão o restante para voce. 😉