rafaranter06/02/2014 21:24
Ficus estaca !
Mil perdões amigos, mas alguém ai sabe se existe algun post no fórum sobre técnicas para fazer estacas de Ficus, é que fiz umas tentativas,mas não obtive sucesso, quero saber o que fis de errado.
GIULLIANO CARNEIRO06/02/2014 21:38
Olá amigo,
Eu já fiz diversas e nunca tive problemas. O Ficus não dá muito trabalho para pegar, normalmente respondem bem. Geralmente utilizo garrafas Pets com bastantes furos na parte inferior com substrato é 100% areia ou 50% + 50% terra preta. É importante deixar na sombra, manter o substrato úmido, sem exageros, e evitar a movimentação. Em alguns casos uso um hormônio enraizante.
Att.,
rafaranter06/02/2014 22:32
Ficus
Bom, já tentei com algumas, mas da primeira vez deu fungo e não brotou, da segunda secaram, fiz mais ou menos como você disse, mas ao invés de terra preta usei terra vermelha, mas acho que o problema fi a espessura das estacas, elas eram meio grossinhas.
marcelo bh09/02/2014 12:02
FICUS
olha eu te indicaria usar enraizador, eu uso vitamina beneum ,tem dicas de uso e preparo aqui no forum ,acho que vi a do mac donald só coloca no google que voce acha (Vitamina B1 (Tiamina) Como Hormônio Enraizador)nunca fiz estaca dessa planta mas acho que o enraizador melhora a chance de enraizar. Verifique também a época certa,pois fora de época é dificil mesmo.
espero ter colaborado
abs
Marcelo
rafaranter09/02/2014 23:17
Ficus
Valeu Marcelo, eu uso a vitamina B 1 mesmo, e deu certo com todas as estacas que fiz, só com ficus, que fracassei.
marcelo bh10/02/2014 16:52
ficus
Rafaranter , eu plantei umas estacas de figo e também nao vingaram devido estar fora de época, de nove estacas apenas uma eu consegui fazer brotar,primeiro eu fiz 3 depois 3 e depois mais 3 ai dessa utima leva de 3 uma pego mesmo fora de época,e esta fortona a brotação.
vai tentando ,e muda o substrato
uma coisa que voce pode fazer é coloca a reia por 3 minutos no microondas
para evitar essas contaminações de fungo . usa o enraizador,e deixa pra ver so a areia mesmo ,se as do GIULLIANO pegaram o substrato ta bom.
tenta mais ai e depois fala pra nós o qual substrato deu certo, faz so na areia e depois faz com 50%areia e 50%terra preta.Só nao esquece de usar um recipiente que pode ir ao micro ondas ok.
aqui em casa usei uma pirex mesmo .mais uma coisa, nao usa a areia quente ok deixa esfria bem.
abs e boa sorte ai