Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra

rafaranter15/02/2014 20:33
Caliandra
Olá amigos, tenho algumas duvidas, adquiri 3 mudas de Caliandra, das quais pretendo postar no fórum para que os amigos opinem, no entanto tenho uma duvida quanto transplante poda drástica e desfolha nesta época, lembrando que sigo a risca a agenda que vocês postaram no forum, e certas coisas não funcionam muito bem devido ao clima, um exemplo são os Yamaores e transplantes que eu sempre faço no final e no inicio do ano, entre novembro e março, pois o resto do ano é só sol e seca, as plantas não resistem, mas gostaria da opinião de vocês sobre estas práticas nesta época.
SEKI - Elio Luis Secchi15/02/2014 23:14
rafa, de fato opinar sobre intervenções com o clima daí, eu que moro no RS fica difícil. Mas em todo o caso digo o seguinte: Observe o momento em que as plantas em geral, na sua região, começam a emitir brotação nova. Deve ser logo no início das chuvas, ou não. Bom, este é o momento ideal para replantar, yamadori, etc...Outra coisa, com o clima quente daí, sempre que fizer este tipo de intervenção deve deixar uns 20 dias em local de meia sombra, isso quer dizer por exemplo em baixo de uma árvore que tenha folhagem meio rala, onde os raios solares passam, mas sem ficar batendo de cheio. Se botar em baixo de árvore com a folhagem muito fechada, não favorece a fotossíntese e também não funciona.
Bom, aguardamos aí suas fotos para ver o que dá para fazer.
Abraço
rafaranter16/02/2014 13:54
Caliandra
Aqui algumas mudas que tenho, no caso ainda nem fiz nenhuma intervenção vou esperar ela dar uma encorpada ta meio bagunçado mas vou dar uma organizada e postar novas fotos.




estas aqui eu fiz uma desfolha e podei para densificar, a questão é que elas estão no chão, eu as plantei em um escorredor e coloquei em um canteiro bem adubado,o mesmo servindo como mamadeira, estas eu teno desde semente tem pelo menos um ano e cresceram bem, não sei mais talvez esse ano eu já inicio os trabalho com elas como aramação e desfolha, só vou esperar elas densificarem mais, para que eu possa selecionar os galhos e começar a dar movimento, em breve vou tentar umas fotos com fundo neutro, e lhes envio.





em breve eu posto as outras que adquiri em um viveiro.
SEKI - Elio Luis Secchi16/02/2014 21:05
Ah, perfeito são belas mudas. Na verdade tem mesmo que deixar elas crescerem livremente para engrossar e daí fazer uma poda drástica a fim de estilizar o futuro bonsai somente com as novas brotações. Abraço
rafaranter03/10/2014 00:09
Caliandra
Em breve vou postar com elas estão.
rafaranter10/02/2015 18:34
Caliandras agora
Pessoal as pequenas mudas cresceram e agora quero remove-las, mas queria fazer uns alporques pois tem planta demais ai, queria faze-los de forma que já vise um futuro projeto por isso estou postando umas fotos para verem como estão.







Estão ai bem grandes.
rafaranter10/02/2015 18:36
Caliandras agora
Pessoal as pequenas mudas cresceram e agora quero remove-las, mas queria fazer uns alporques pois tem planta demais ai, queria faze-los de forma que já vise um futuro projeto por isso estou postando umas fotos para verem como estão.







Estão ai bem grandes.