Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Idéias para aumentar insolação em apartamento

eduardocruz04/03/2014 17:34
Idéias para aumentar insolação em apartamento
Se meus bonsai ficarem parados na sacada do meu apartamento, receberão somente 4h e pouco de sol por dia, no período da manhã.
Apesar de muitos falarem que é o suficiente, não me contentei e fui atrás de melhorar isso.
Minha sacada tem face nordeste e pega sol do momento que o sol nasce até 11:15
Porém, meu quarto é face sudoeste, e pega sol das 15:15 às 16:55.

Dica número 1: colocar o bonsai em um carrinho com rodas e mover ele atrás do sol.

Comprei este carrinho da tramontina em uma loja de ferramentas.
Com isto, consigo estender em 1h30m o tempo de permanência das plantas no sol ao colocá-las de tarde no meu quarto.
Você poderia obviamente levar os vasos, mas isto é impraticável no dia-a-dia.

Dica número 2: Colocar espelhos por trás do bonsai.

Foto por trás.
Não dá para ver bem, mas a iluminação na parte traseira refletida pelo espelho é quase tão boa como na parte da frente.

Dessa forma, consigo aumentar ainda mais o tempo "virtual" que ele fica no sol, já que as duas faces do bonsai recebem sol ao mesmo tempo.

Então, fica aí essas dicas para quem quiser melhorar a insolação do bonsai, mesmo morando em apartamento.
marcelo bh04/03/2014 17:57
luz solar
Amigo irei te dar uma idéia ,e ai voce corre atraz,pois nao me lembro onde eu li na internete, mas da uma olhadinha que deve achar .

a minha idéia é voce usar um temporizador ligado nessa lampada,assim ela desliga e liga sozinho e voce ainda determina o tempo de exposição

Se voce achar ,pergunte antes a pessoas experientes, se da ou nao certo
pois so estou dando uma idéia pratica e barata , mas nao sei se funciona .

depois que tiver certeza e o pessoal experiente te orientar nao esquece de postar pra gente os leigos o resultado

abs
MARCELO
eduardocruz04/03/2014 17:59
Oi.
Já tentei usar lâmpada.
Não é a mesma coisa.
A técnica do espelho é muito mais eficaz.

Valeu!
marcelo bh04/03/2014 18:09
luz solar
Eu ia da idéia de lampada artificial, mas acho que nao é boa idéia,
me parece até inviavel.
eduardocruz04/03/2014 18:17
Eu não fiz uma experiência muito extensa com lâmpadas.
É simples, quando você põe a luz no sol, no mesmo instante ela esquenta, pois o espectro das ondas eletromagnéticas é muito amplo, com UV, infravermelho, etc.
Entretanto, o mesmo não acontece com lâmpadas, seja ela fluorescente ou incandescente. Digo também na incandescente porque o que causa a sensação de calor na incandescente é mais porque ela esquenta o ar em volta, não é por radiação como no sol.
Agora, quando você usa o espelho refletindo a luz do sol, você sente instantaneamente o calor, mostrando que é amplo o espectro das ondas refletidas.
Por isso optei pelo espelho.
SEKI - Elio Luis Secchi04/03/2014 21:23
Eduardo, de fato a questão do reflexo pelo espelho é a melhor opção. É uma luz mais natural. Agora a questão de transportar o bonsai de cá para lá não é uma boa ideia. A planta se ressente com mudanças seguidas de local. então sugiro que apenas use o espelho e semanalmente gire a planta colocando a parte da frente para traz e vice-versa.
Volto a sugerir em procurar o pessoal da Bonsai Sul, o meu amigo Ricardo Paiva. A bonsai Sul tem centenas de associados que moram na cidade e mais de uma década de experiência. Certamente muita gente mora em apartamento e lá você poderá ver e saber o que estão fazendo para resolver os problemas de insolação para o caso específico de Porto Alegre. Abraço
eduardocruz05/03/2014 14:25
Um dos motivos de por os bonsai em carrinhos é diminuir o stress da planta na mudança de local, pois assim a planta não sofre trepidação.
Acredito que a 1h30m a mais de sol que as plantas recebem vale a pena.