Idéias para aumentar insolação em apartamento
Se meus bonsai ficarem parados na sacada do meu apartamento, receberão somente 4h e pouco de sol por dia, no período da manhã.
Apesar de muitos falarem que é o suficiente, não me contentei e fui atrás de melhorar isso.
Minha sacada tem face nordeste e pega sol do momento que o sol nasce até 11:15
Porém, meu quarto é face sudoeste, e pega sol das 15:15 às 16:55.
Dica número 1: colocar o bonsai em um carrinho com rodas e mover ele atrás do sol.
Comprei este carrinho da tramontina em uma loja de ferramentas.
Com isto, consigo estender em 1h30m o tempo de permanência das plantas no sol ao colocá-las de tarde no meu quarto.
Você poderia obviamente levar os vasos, mas isto é impraticável no dia-a-dia.

Dica número 2: Colocar espelhos por trás do bonsai.

Foto por trás.
Não dá para ver bem, mas a iluminação na parte traseira refletida pelo espelho é quase tão boa como na parte da frente.

Dessa forma, consigo aumentar ainda mais o tempo "virtual" que ele fica no sol, já que as duas faces do bonsai recebem sol ao mesmo tempo.
Então, fica aí essas dicas para quem quiser melhorar a insolação do bonsai, mesmo morando em apartamento.
Apesar de muitos falarem que é o suficiente, não me contentei e fui atrás de melhorar isso.
Minha sacada tem face nordeste e pega sol do momento que o sol nasce até 11:15
Porém, meu quarto é face sudoeste, e pega sol das 15:15 às 16:55.
Dica número 1: colocar o bonsai em um carrinho com rodas e mover ele atrás do sol.
Comprei este carrinho da tramontina em uma loja de ferramentas.
Com isto, consigo estender em 1h30m o tempo de permanência das plantas no sol ao colocá-las de tarde no meu quarto.
Você poderia obviamente levar os vasos, mas isto é impraticável no dia-a-dia.

Dica número 2: Colocar espelhos por trás do bonsai.

Foto por trás.
Não dá para ver bem, mas a iluminação na parte traseira refletida pelo espelho é quase tão boa como na parte da frente.

Dessa forma, consigo aumentar ainda mais o tempo "virtual" que ele fica no sol, já que as duas faces do bonsai recebem sol ao mesmo tempo.
Então, fica aí essas dicas para quem quiser melhorar a insolação do bonsai, mesmo morando em apartamento.