Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Piracanta com frutos

ANDRÉ_F12/03/2014 16:10
Minha Piracanta com frutos
Boa tarde, amigos
colocando aqui a foto da minha Piracanta que agora está com frutos, deve ter em torno de uns 10 anos, pela idade que me passaram quando comprei. Falta arrumar melhor alguns galhos. Percebi que a aramação tem q ser feita com o galho ainda verde, depois é quase impossível dobrá-los; perdi de mexer em alguns pq ela não estava comigo. Incrível como ela pega fácil por estaquia com qualquer galho cortado. Tenho algumas dúvidas com relação ao nebari dela, será que tem como corrigir essa falha da última foto, dando melhor conicidade a ela? Dicas e sugestões são muito bem vindas.

em 06/2012

em 03/2014

Simba12/03/2014 17:04
André,

Show de frutificação, muito bonita tua planta e parece que está bem saudável também. E houve uma boa evolução em 1 ano, legal!

Acho que com um alporque você consegue resolver aquele estrangulamento ali no começo do tronco. Eu esperaria a época certa, que deve ser no começo da primavera, e tentaria um alporque logo acima daquela falha.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi16/03/2014 21:35
Piracanta frutificada é uma beleza! Sua planta está ficando muito bonita. Procure fazer podas no ápice a fim dela não seguir crescendo, já está numa boa altura. Quanto a correção do nebari poderia de fato fazer um falso alporque, enterrando todo o conjunto e fazendo anelamento ali onde há aquela inversão de conicidade a fim de que ele crie raízes logo acima. Quanto a aramação de galhos depois de lignificados, precisa usar um arame de grossura maior do que normalmente usado em outras situações. O arame tem que dominar totalmente o galho. Dobrar o galho no ponto onde o arame fique o pelo lado de fora da curva, assim o próprio arame ajuda a evitar a quebra do galho. Abraço
ANDRÉ_F18/03/2014 12:45
Obrigado pelas dicas Simba e Elio, vou esperar e época e fazer o alporque como vcs instruiram. Ultima dúvida, devo fazer o anelamento completo ou deixo uma parte da casca por via das dúvidas??
abraço
Simba18/03/2014 13:34
Opa,

Não precisa agradecer, estamos aqui prá tentar passar, no meu caso, o pouco que consegui absorver até aqui!

Cara, faz o anelamento 360º no tronco logo acima da inversão da conicidade e como o amigo Elio sugeriu, enterra já acima do anelamento. Poderá fazer isso de diversas formas, uma delas poderia ser um falso transplante (sem mexer nas raízes) para um vaso mais profundo, para que vc possa dispor o substrato na altura necessária para cobrir a área do anelamento.

Qualquer coisa dá um grito aí!

Boa sorte e abraço
ANDRÉ_F21/03/2014 23:35
Obrigado pela dica Simba. Vou colocá-la em prática assim q a época certa chegar.
Abraço