Denis Araújo15/03/2014 21:17
Poda radical?
Um amigo vai me dar 2 de suas plantas, uma oliveira e um flamboiam.
O problema é que pelo que sei, ele não estava conduzindo a planta para ser um bonsai, mas sim uma planta num vaso. Portanto, para fazer um bonsai, provavelmente terei que fazer uma poda radical.
Estas plantas aceitam a poda radical?
LUIZ ARTHUR15/03/2014 23:12
Denis Araujo,
Ola, bom nessa epoca e meio arriscado fazer a poda radical, o correto e fazer no finalzinho do inverno e comeco da primavera. Apesar de voce morar num local bem quente. Eu aguardaria as plantas se aclimatarem no seu novo lar e aguardaria a epoca correta para fazer a poda radical.
Abraco
SEKI - Elio Luis Secchi16/03/2014 21:23
Correto Luiz Arthur, deixa a poda para o final do inverno. A oliveira certamente é uma planta excelente para bonsai, usada no mundo todo e aceita bem a poda drástica. já o flamboyant é bem complicado de se conseguir uma boa formação em bonsai. Eu plantaria ele em outro lugar e usaria outra planta para fazer o bonsai. Mas se quiser mesmo ficar com ele por questão afetiva, tudo bem. Vai podar e ele provavelmente vai colocar somente um ou dois brotos e entrenós longos, folhas grandes, enfim coisa que não combinam muito bem com a formação de uma pequena planta, compacta e com bastante galhos e folhagem. Abraço
Denis Araújo17/03/2014 22:31
Obrigado pelas informações.