Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FICUS???

caferri23/03/2014 15:05
FICUS???
Galera, estou com este ficus em um vaso de grande porte pelo menos uns 6 anos...
Seria possível ja dar uma forma nele?
O que os amigos me aconselham?
Fico no aguardo de ajuda....obrigado.

SEKI - Elio Luis Secchi23/03/2014 22:04
Caferri, é possível sim já dar direcionamento a sua planta. O primeiro galho fica e depois poderá ser aramado para ficar um pouco mais na horizontal.
Quando porém o tronco bifurca em dois, daí o amigo terá que fazer opção por apenas um deles. Não dá para deixar esta bifurcação aí. Qual dos dois escolher? A primeira coisa analisar seria deixar o tronco que segue dando algum movimento ao tronco, se o outro segue reto, será este a ser retirado. As fotos sempre enganam a gente, e não está bem claro, por isso não me atrevo a escolher qual dos dois. O segundo ponto a analisar é ver qual dois dois tem mais ramificação ali por perto da bifurcação. Se um deles tiver um longo espaço acima da bifurcação sem ter galhos ou ramos, seria este o tronco a ser retirado. Depois de definido qual dos dois fica, e tendo uma melhor visualização do todo, já fica mais fácil opinar. Por enquanto não corte nenhum galhinho fino, pois dependendo do que ficará e da posição do mesmo, ele pode ser útil no futuro. Caso a visualização depois ainda seja difícil poderemos partir para uma desfolha, parcial, ou total...
Abraço
Gilson Reis26/03/2014 20:22
Caferri,

Cuidado porque os Ficus Variegata não suportam podas drásticas e nem desfolhas. Aprendi isto na prática, perdi duas plantas antes de pesquisar na internet e entender o porquê da perda. O ideal é ir reduzindo aos poucos e a medida que os brotos internos crescem e se tornem maiores você corta.
Abraço