marcioportilho18/12/2004 12:12
ajuda com meu bonsai....
eu estou cuidando de uma muda de jatobá que eu mesmo fiz há 2 anos,,, gostaria de saber se a altura do bonsai é determinada única e exclusivamente pelo bonsaísta ou se a espécie também é uma determinante.
é o seguinte.... a minha muda está plantada num vaso de uns 20x15cm e 10cm de altura,,, o problema é que ela parece não se desenvolver mais,,, estou pensando em replanta-la num vaso com um diâmetro maior mas a mesma profundidade, isso é uma boa idéia para que ela se desenvolva mais depressa?
agradeço desde já e quero parabenizá-lo, Sr. Mário A. Garcia Leal, pela oportunidade que esse fórum nos proporciona quanto à troca de experiência entre bonsaístas e principiantes como eu...
valeu mesmo!
Sergivaldo18/12/2004 17:35
Olá Márcio,
Acho que tanto o bonsaísta quanto a planta são fatores determinantes do tamanho do bonsai.
Há pessoas que preferem trabalhar os bonsai de grande porte, acima de 40 cm de altura; outros os de pequeno porte, abaixo de 25 cm. Agora imagine uma pessoa que gosta de mame bonsai e adquire uma muda com 1,5 m de altura com 20 cm de diâmetro do tronco, nesse caso, a planta é quem determina o tamanho.
Como o que você deseja é favorecer o crescimento da sua planta, um jatobá, certamente um vaso mais largo e mais profundo irá ajudar bastante.
Dê uma olhada no tópico "Escorredor + Mamadeira", é uma excelente técnica para ajudar a acelerar o desenvolvimento de um pré-bonsai:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=163
Um abração,
Sergivaldo
marcioportilho19/12/2004 17:18
valeu sergivaldo,,,
o problema é que a raiz principal vai ficar muito profunda e terei que usar sempre esse vaso grande , ou não???
Sergivaldo24/12/2004 02:34
Márcio,
A raiz principal que você se refere deve ser, certamente, a pivotante.
A de se certificar se existem raízes finas (secundárias) suficientes para alimentar bem a planta. Caso positivo, deve-se reduzir ao máximo possível o comprimento dessa pivotante, pois ela não servirá para ser utilizada no vaso do bonsai.
Assim sendo, não haverá necessidade de colocar a planta em um recipinte profundo, apenas grande o suficiente para alimentar sua planta. Lembre-se que a planta, futuramente, será colocada em um vaso bem menor, portanto há necessidade de ir trabalhando as raízes para que o seu volume seja compatível com as dimensões desse vaso.
Um abração,
Sergivaldo
marcioportilho28/12/2004 11:47
entendi sergivaldo, valeu mesmo!!!!
eu vi uns trabalhos seus no fórum, ainda não possuo conhecimento o bastante para analizar precisamente um bonsai mas mesmo assim adorei ,,
o brigado mais uma vez pela ajuda,,,
😉
Felipe Frango Zappala29/12/2004 12:59
Olá Márcio, como vai?
O Jatobá é uma árvore de grandes proporções... Acredito que vai haver alguma dificuldade.
Tenho um muda que fiz por semente tb, para outros fins, e já tem quase 1 ano. Ainda está no saco preto pequeno, mas já passou da hora de ir ao chão.
Abração