Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra Vermelha - Muda

erico.bettoni02/04/2014 13:42
Caliandra Vermelha - Muda
No último carnaval dei muita sorte e consegui 3 caliandras adultas, 1 rosa, 1 branca e 1 vermelha.
Detalhe: todas com as folhas pequenas!!! Creio que a espécia seja a brevipes (ou selloi, é a mesma não?).

Abaixo as fotos da condução da vermelha.

Árvore alta e muito esguia, com troncos finos.

Detalhe da copa original. Adulta, com flores.

Pequeno nebari, pelo menos as raízes estão bem distribuídas e tem potencial.

Essa é a planta mais jovem que trouxe.
No começo fiquei preocupado que não conseguiria trabalhá-la, mas assim que comecei a aramar fiquei muito satisfeito, logo mais verão nas fotos.

Abaixo o resultado do carnaval. Mais à esquerda esta a caliandra vermelha. Vejam como o tronco é sinuoso!!!

Para os curiosos a segunda planta (do saco mais escuro) é a caliandra rosa, a terceira é a branca.
A quarta é uma caliandra rosa comum, não sei a espécie ao certo. Tem as folhas finas e compridas.

Há também uma paineira vermelha...
MarcoBonsaiPoa02/04/2014 14:52
Legal, queria conseguir a branca...a spinosa eu tenho e é branca, mas mixe com rosa junto!
erico.bettoni02/04/2014 15:26
Todas estas caliandras tinham 2 metros de altura, e a vermelha era a que tinha a menor copa.
Na poda drástica tirei umas 20 estacas de cada cor, só de troncos grossos!
Todo mundo na família ganhou uma mudinha.
Rigdzin02/04/2014 20:54
Também comprei uma Rosa
Encontrei uma Caliandra Rosa, paguei mais barato porque ela estava com o tronco quebrado [sofreu uma poda drástica "natural" onde além de quebrar estava com o tronco rachado]. Adorei esta oportunidade...
Já coloquei no escorredor para começar a encorpar e ficar mais adaptada a vaso baixo...
erico.bettoni03/04/2014 02:09
Aqui ela num vaso provisório. Geralmente cubro o substrato com akadama pra me alertar sobre a umidade, mas estava sem no dia.

Como esta é a planta menor e mais nova das três irmãs ainda falta bastante trabalho no ápice e toda a copa, mas ela já está brotando muito!

erico.bettoni14/04/2014 22:24
Atualizando...

Muitos brotos! Eita espécie gostosa de trabalhar!

Falando nisso, alguém poderia confirmar a espécie exata deste exemplar?

Além de brotos, botões! Já contei 5!

Sugestões sobre a condução?
Lucas Sbardelotto15/04/2014 13:07
Vi que gosta de caliandras, eu também adoro, o que mais gosto é que é uma planta de fácil recuperação e desenvolvimento muito rápido, os galhos que sobram nas podas faço todos estacas e pegam muito bem.

Abraços
erico.bettoni15/04/2014 13:09
Gosto muito sim!!!

Estas plantas encontradas no carnaval foram um achado...
Ainda não postei a branca, na minha opinião é a que tem mais potencial.

Fiz estacas para a família toda, viu o tamanho das árvores??? 🙂

Sabe se ela vai de mergulhia também? Ou só estaca?
Lucas Sbardelotto15/04/2014 13:14
eram árvores grandes, por isso que comentei das estacas...hehehe
já sobre a técnica "mergulha" não conheço.

Abraços e não esquece de postar fotos da evolução.

Abraços
erico.bettoni24/04/2014 19:46
Surpresa quando cheguei em casa hoje...
Amanhã cedo este botão deve terminar de abrir, ai tiro uma foto melhor da planta toda, com as folhas abertas.

Imaginem quando as copas estiverem formadas...

Lucas Sbardelotto24/04/2014 21:53
Que momento...
Fiquei extasiado quando minha caliandra que plantei de semente deu flores.

Muito bem cuidada sua planta.
Parabéns.
erico.bettoni25/04/2014 08:40
Obrigado Lucas! Realmente fiquei muito feliz com a recuperação desta planta.

Terminou de abrir o botão. Como está se recuperando muito bem logo devo fazer um falso transplante pra um vaso um pouco maior.

Thomas Eckert25/04/2014 09:04
Está um pouco alta, diria para cortar logo acima da forquilha e valorizar a base, os galhos que forem brotando voce vai conduzindo pra cima e formando uma nova copa com mais movimento e mais harmônica.

Os galhos muito compridos, retos e de mesma conicidade do inicio ao fim dão muito cara de "muda" à planta.

Abraço
Tiago R25/04/2014 12:24
Thomas Eckert escreveu:
Está um pouco alta, diria para cortar logo acima da forquilha e valorizar a base, os galhos que forem brotando voce vai conduzindo pra cima e formando uma nova copa com mais movimento e mais harmônica.

Os galhos muito compridos, retos e de mesma conicidade do inicio ao fim dão muito cara de "muda" à planta.

Abraço

Concordo.
Matheus Falcão25/04/2014 12:55
Concordo com o Thomas e o Tiago, a planta está muito alta para o calibre do tronco, seria mais eficiente deixá-la crescer livre em um vaso maior por algum tempo, ou então partir para uma planta menor e seguir a sugestão dos amigos, podando próximo à forquilha. Espero ter contribuído.
erico.bettoni25/04/2014 13:03
Vou engordar ela num outro vaso maior, já até separei. 🙂

A flor desta espécie é GRANDE! Fiquei surpreso. Não vai combinar com uma árvore pequenina.
Thomas Eckert25/04/2014 14:13
Matheus Falcão escreveu:
seria mais eficiente deixá-la crescer livre em um vaso maior por algum tempo

Acho que essa seria uma sugestão caso ele não tivesse realizado as podas, agora como a planta ja foi podada ele deve partir para outro caminho, não sei como a planta se comporta com novos brotos pois ainda não trabalhei minhas mudas de caliandra, mas acredito que deixa-las brotar agora pode causar alguns resultados indesejados como caroços no local de brotação dos galhos e talvez até indícios de conicidade invertida, isso é o que ocorre com pitangueiras, não sei o caso da caliandra, alguem se pronuncie corrigindo caso eu tenha falado besteira.

Abraço
erico.bettoni01/07/2014 22:18
Atualizando...

Menos de 3 meses depois da poda radical o vaso está tomado por raízes. Ta certo que o vaso era pequeno, mas um testemunho à Tiamina e ao AIB.

Fiz um falso transplante para um vaso com 4 vezes mais volume e um substrato melhor.

Vai engordar mais um pouco e depois vou podar baixo.

Alguém arrisca mais palpites?

Flores!

Tentando achar uma curva para a próxima poda.

SEKI - Elio Luis Secchi02/07/2014 22:30
Floração de caliandra vermelha sempre é bonita. Beleza. Quanto a inclinação, está certo. Corte o tronco reto deixando somente o da direita e no futuro deverá sair um broto ali na primeira gema vegetativa, então corta novamente.... assim dará movimento ao tronco naturalmente. Abraço
Manakel05/07/2014 01:01
Não conheço muito...
Mas tu já considerou a possibilidade de ser "Calliandra tweedii"?

Abraço
Sergio Batalini05/07/2014 10:12
Concordo em eliminar o tronco reto e replantar inclinada , aguardando novas brotações. Acredito que a bacia poderia ser bem maior para que fique sem transplante por alguns anos e acelere o seu desenvolvimento.

Devagar ela tomará forma e compactará...

🙂