Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sakura okinawa

eduardocruz04/04/2014 16:16
Sakura okinawa
Vou abrir aqui minha primeira árvore.
Tenho outras mas estou sem tempo.

Tenho duas dúvidas.
Alguém pode me confirmar, pelas folhas delas, se é uma sakura de okinawa?
Me venderam como sendo, mas não tenho certeza.
Achei as folhas dela meio grandes.

Segunda dúvida.
Fiz a poda drástica nela um mês atrás.
Deixei com uns 30cm.
Mas estou achando que os brotos estão muito no alto, de forma que a planta está pescoçuda.
O que eu faço para melhorar isto?

Valeu!
O Guardião05/04/2014 20:46
Sugestão
Quanto ao tipo, não sei, quanto ao tamanho, como vc acabou de fazer um procedimento na planta espera ela se recuperar por mais um ano e poda novamente deixando apenas o primeiro galho de baixo. Comece a compor a copa a partir deste primeiro galho.
Boa sorte.
SEKI - Elio Luis Secchi06/04/2014 20:00
Eduardo, com certeza é sakura e provavelmente de okinawa. é que somente pela folha pode-se confundir com outras que são idênticas. A questão do tamanho da folha é simples: pouco sol. A gente vem conversando há tempo sobre esta questão de as plantas pegarem sol apenas em algumas horas por dia, em ser cultivadas demasiadamente em interiores,etc... Um dos primeiros sintomas a manifestar é exatamente o aumento do tamanho das folhas e também dos entrenós. A razão disso ocorrer também é simples: como ela não está conseguindo a quantidade de luz solar que deseja, ela aumenta o tamanho da "parabólica" (as folhas) na tentativa de captar mais luz. O alongamento dos entrenós acontece por motivo similar... o galho está se "esticando" tentando chegar o mais rápido possível a uma área externa que tenha mais raios solares. Sobre o tamanho e a poda. Concordo com o Guardião que deverá podar novamente logo acima do primeiro broto, para formar a planta a partir deste novo seguimento de tronco. O normal na sakura é perder todas as folhas no outono. As minhas já estão com as folhas caindo (na serra gaúcha) Como esta aí foi recém podada e está com brotação nova isso poderá ocorrer somente bem mais tarde, após a folha "amadurecer" talvez lá por início de junho. E talvez até nem venham a cair este ano em função desta intervenção de poda tão próxima do inverno. De qualquer modo, caindo ou não as folhas, você pode tranquilamente fazer a poda de redução citada acima, no final do inverno. Nem espere pela estação em si, pois a sakura de okinawa tem a brotação bem precoce no sul, então pode podar já no início de agosto.
abraço
eduardocruz07/04/2014 11:48
Entendi Elio.

Ela tem recebido 4h30m de sol direto por dia.
Achei que este tanto seria suficiente para evitar efeitos colaterais.
Bom, morarei aqui por mais 2/3 anos.
Depois me mudo para uma casa e problema resolvido.

Quanto à poda, em agosto faço o procedimento.

Obrigado
SEKI - Elio Luis Secchi07/04/2014 21:06
Eduardo, é como a gente vem falando, 4h30min por dia é bom mas é pouco.
Enquanto isso vai mantendo e formando as plantas sem se preocupar com redução de folhas. Isso aliás só é importante mesmo quando a planta está indo para a finalização... Abraço