Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra Moyogi - poda "meio" drástica?

Victor30/04/2014 17:29
Caliandra Moyogi - poda "meio" drástica?
Boa noite amigos.

Ano passado adquiri esta caliandra, como ela ainda não deu flor, não sei a cor..rs.. Pois bem, vamos ao drama, desde então, não mexi nela, deixa ela se adaptar a nova casa e crescer. O estilo dela já está bem definido, com seu tronco sinuoso, entretanto, existem dois problemas na minha opinião.

Primeiro: A única coisa que está legal nela é o tronco, os demais galhos e ramificações estão espalhados e sem nenhuma estilização e para piorar, estão grossos demais para serem trabalhados. Sei que devo cortá-los, mas a última caliandra que eu fiz isso, ela secou e não brotou ais no local do antigo galho. Alguém poderia me auxiliar??

Segundo: Há uma conicidade invertida (círculo vermelho), ela fica mais grossa próximo à segunda curva. Sei que devo cortá-la para fazer um novo ápice. Mas gostaria da opinião dos senhores

Segue a foto da bichinha:

Abraço
fermga01/05/2014 07:23
Gostei da sua planta, em relação aos galhos esta bem bagunçado mesmo mas isto é fácil de resolver faça a escolha do que deseja deixar e corte os demais, passe pasta cicatrizante nos cortes maiores ja que você esta com medo de perder a planta.
Quanto a o novo ápice e conicidade invertida esta meio escuro na foto mas eu acho que seu problema é simples também. Eu cortaria da maneira a baixo e resolveria os dois problemas.
Galhos dentro das curvas tbm devem sair, e o primeiro galho acho que não da mais para traciona-lo mas talvez fazendo o corte onde indiquei e deixando o galho mais fino esticar fique legal.

Thomas Eckert01/05/2014 09:47
Belo exemplar, eu começaria limpando os galhos que foram indicados pelo fermga e tiraria mais alguns também.

Por enquanto deixe neste vaso mesmo até definir bem os galhos.

Abraço
Willian01/05/2014 10:28
Sua planta parece ser uma caliandra rosa e tem uma base muito boa. Eu não retiraria nada por enquanto, se retirar os galhos errados irá suprimir o potencial da planta. Temos que aprender a trabalhar com o máximo de galhos possíveis, as plantas na natureza não seguem as regras... A dica que dou é, arame todos os galhos, depois que a planta estiver estruturada você decide se vai retirar ou não os galhos.

O colega Pedro Lima postou uma caliandra muito parecida com a sua. http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=24239

Fiz uma pequena projeção do que esperaria para ela.
fermga01/05/2014 11:22
Acho que o Willian tem razão quando fala para primeiro aramar para depois definir o que sai e o que fica, mas tem coisas que da para tirar antes da aramação para dar uma limpada na visão e não perder tempo aramando como galhos grossos altos, galho saindo do mesmo ponto e galhos saindo de dentro das curvas são alguns exemplos.
Thomas Eckert02/05/2014 09:21
Bom, independente das dicas aqui dadas, quem tem que estudar o caminho a seguir é você, pense com calma, visto que ainda temos o inverno todo pela frente, não é preciso ter pressa.

Eu ainda limparia aquela bagunça de galhos a direita e lá no topo da arvore a esquerda. Independente de poupá-los agora, esses galhos terão de sair mais cedo ou mais tarde então eu ja eliminaria para poupar energia da planta com eles.

Boa condução.

Abraço.
Victor05/05/2014 20:21
Olá amigos. Gostei das dicas de todos, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. Bom, eu upei uma foto de como ela está agora (com folhas) rs. A foto anterior foi do auge do calor aqui no Rio, quando a sensação térmica chegou a 50º. Todas as folhas caíram (e olha que ela estava de baixo de um sombrite), com isso, aproveitei o momento para tirar uma foto e ver a estrutura da planta. Desde então venho esperando pacientemente a época correta para fazer as intervenções.

A ideia de uma copa mais cheia me parece bem legal. Fermga, as minhas ideias para corte eram exatamente estas rs. Mas concordo com o William, vou aramar e ver em que bicho dá. Qualquer coisa eu podo depois... já que este é um caminho irreversível!

Grande abraço!

ANDRÉ_F06/05/2014 00:05
Humildemente uma sugestão... vc pode também optar por podá-la no tronco pouco acima do primeiro galho a esquerda, mantendo o primeiro galho à direita, o primeiro à esquerda e o que parece um galho de fundo como novo ápice, fazendo assim uma copa mais baixa como no exemplo. Eliminaria assim o problema da conicidade, precisando depois engrossar o tronco com o tempo.

abraço
André
Victor11/05/2014 21:22
Fala galera.
André, minha ideia inicial era exatamente por esse caminho. Mas vou tentar uma copa "frondosa", e tentar aproveitar ao máximo os galhos existentes, se der "errado" ainda tenho um moyogi..hehehe

Dei uma aparada nas pontas...e eliminei bastante coisa apesar de não parecer na foto..hahaha

Willian12/05/2014 13:51
Victor, é isso ai.

Só ficou faltando abaixar os galhos um pouco mais.