Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustrum MAME, será?

SEKI - Elio Luis Secchi13/05/2014 13:56
Ligustrum MAME, será?
Olá amigos, seguem aí imagens de um yamadori de ligustrum lucidum ( alfeneiro). Ele estava localizado em local onde farei um novo viveiro e teve que ser retirado. Vamos tentar fazer um bonsai dele. A ideia é fazer uma mame (rsrsrsrsrsrss) mas depois vi que tem madeira demais kkkkkkkkkk.
Seguem fotos e aguardo opiniões.
A primeira poda foi feita de motosserra...

A poda de raízes também precisou de motosserra...

E ainda assim, uma talha para ajudar a forçar...

Passando selante nos cortes de raízes grossas. E ao lado o "vasinho" de treinamento: uma caixa d`água de 310 litros.

4 carrinhos-de-mão de substrato e agora esperar se recuperar.

Abraço
Simba13/05/2014 14:45
Nuss!

Mamezinho esse hein! "Quase" dá prá colocar de enfeite na estante da sala em dia de visita!! 🙂

Uma trabalheira que com certeza vai render um bonsai grande muito bonito, parabéns pelo esforço em pelo menos tentar conservar a árvore que outros matariam sem pensar.

Abraço
Sergio Batalini13/05/2014 17:40
Baita tronco , Seu Elio...

Se tivesse planejado uma sangria seria menos traumático, mas com todos os cuidados, duvido que não se recupere...

Novo viveiro.. Mais espaço ... Parabens, saúde e boa sorte.
erico.bettoni13/05/2014 18:25
Eu guardaria um pouco das correntes pra quando tiver que "aramar". hehehe
SEKI - Elio Luis Secchi13/05/2014 21:34
Sergio, é ligustro. Sobrevive até sem raiz...rrsrsrs Erico gostei da ideia das correntes ...kkkkk abraço
Tiago R13/05/2014 21:46
Vixi.... Essa eu quero ver!!!
Marcos Jose Hereck14/05/2014 08:46
Elio na hora do vamo vê me parece que a ponta da corda esta meia bamba...kkkkkkk, ai depois me lembrei que alguem tem que tirar a foto né...kkkkkk.

Brincadeiras a parte, mas parabéns a planta tem muito potencial, eu particularmente gosto mais de plantas medias pra grandes, o detalhe é que pagamos caro por isso, desde o tremendo esforço pra trabalhar essas crianças e na compra dos vasos nem se fala.

att.

Marcos Hereck
SEKI - Elio Luis Secchi14/05/2014 10:53
Verdade Marcos, você pegou o X da questão. Na hora da força passei pro outro....kkkkk A máquina fotográfica é bem mais leve...rsrsrsrs Plantas assim eu na verdade só procuro usar em casos como este que ocorreu. a planta teria que sair dali de qualquer modo. Seria descartada. Então preferi dar mais uma oportunidade a ela. Vaso para ela nem existe por aí. vou ter que confeccionar um vaso de cimento, com estrutura de malha de ferro para segurar. Já tenho a "forma" na mão. (Um tacho daqueles que antigamente faziam melado de cana) rsrsrs
Abraço
Luiz Andriani14/05/2014 17:35
Muito legal, vou rever o meu conceito na proxima vez que for atras de plantas para yamadori... Rsss

Parabens pela iniciativa de manter a planta, desejo sucesso...
erico.bettoni14/05/2014 19:03
Fazendo um adendo ao post, minha Camélia yamadori está brotando!!! 🙂
Logo postarei fotos.
Lucas Sbardelotto16/05/2014 15:54
nooosssaaaa!!!!

esse eu quero ver...
Parabéns
joellagunasc26/05/2014 21:44
Gostei do vaso plástico. Kkkkkk vai ficar show.
SEKI - Elio Luis Secchi27/05/2014 15:14
Na parte baixa já está brotando...
Arzivenko28/05/2014 11:00
Elio Luis Secchi, atualiza com algumas fotos!
wellingtonfonsecan28/05/2014 16:24
Definitivamente estamos deixando de praticar a arte do bonsai e partimos para as arvores...rs ! Uau brincadeiras a parte as dimensoes desse yamadori sao incriveis somente um olhar apurado e uma tecnica refinada fara a grande transformaçao, competencia ė o q nao lhe falta irmao, mas este estou curioso para ver. Boa sorte abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi03/06/2015 11:04
Atualizando
Olá amigos, estou atualizando este yamadori, aliás estou muito atrasado nas atualizações. Então vamos lá. Outubro de 2014 - 5 meses após o yamadori com farta brotação. o galho da direita já havia sido aramado e melhor posicionado, a fim de crescer ja na forma desejada.

Dezembro de 2014. A brotação se avolumou. Estamos com um problema. Além do broto bem posicionado a direita o restante somente brotou na ponta e na base, e mas nenhum broto na extensão do tronco. Se não brotar teremos que partir para enxertia de galhos.

Fevereiro de 2015. Iniciando os procedimentos. Primeiro retirar parte do topo a fim de colocar o broto adequado na posição de ápice-continuidade do tronco. O corte em diagonal (de motossera) será para no futuro fazer um melhor acabamento com fresa visando um afinamento mais gradativo do tronco. O broto que formará o ápice deverá se desenvolver bastante a fim de engrossar. O galhinho da esquerda será dobrado para traz, formará um galho de fundos.

Seleção dos galhos de baixo, já foram escolhidos e deixados os que serão usados para enxertar mais acima no decorrer do tronco em posições que serão definidas de acordo com o projeto de estilização almejado.

Após marcados os pontos onde eu queria colocar os galhos, com a fresa é aberto o rasgo para encaixar o galho que vem de baixo. Este procedimento poderia também ser feito por transfixia (perfurando todo o tronco, mas o tronco é muito grosso , uma broca normal não atravessa. também tem o inconveniente de ter que retirar todas as folhas e ao passar o galho muitas gemas são danificadas.

Encaixando o galho no rasgo. Foi retirada as cascas das laterais do galho que está sendo encaixado. Isso é para que o cambium das duas partes se encostem, facilitando a fusão.

A fixação é feita com grampos de instalação elétrica. Dá para ver um pouco a casquinha que foi retirada na lateral do galho. Como ele está em franco crescimento em poucos dias estará encostando no tronco principal iniciando a fusão.

Após todos os galhos desejados enxertados já aproveitando aramando os galhos levemente [ara inciar um posicionamento, pode-se ver que se começa a formar um estrutura de galhos mais ou menos posicionados. O posicionamento final será feito após a consolidação dos enxertos, então também será cortada a parte de baixo.

Em breve mostro o procedimento de retirada da parte de baixo já com os enxertos consolidados. Abraço
JONES MACHADO03/06/2015 13:10
Não adianta, né... ! Quem ama a natureza, sempre fará algo de bom para ajuda-la!!! Parabéns pela iniciativa amigo Elio! Depois nos mostre o resultado... abraço 😉
Gilson Reis03/06/2015 20:25
Bleza hein Elio!!! Já pode mandar afiar as fresas !!!kkk Fiquei na dúvida da categoria é um Mami ou Shito??? 🙄 🙄 🙄

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi06/06/2015 21:30
Boa Gilson...
Bom, ainda não sei a certo qual será a altura final da planta. Mas uma coisa é certa será uma planta "estacionária". Deverá ficar na entrada do meio viveiro.
SEKI - Elio Luis Secchi12/06/2015 21:43
Seguindo com a atualização, em março já com o primeiro galho da direita e outros aramados e os galhos relativamente posicionados. A consolidação dos enxertos anda rápido.

A partir da metade de abril, em espaços de 15 dias foram feitas 3 operações. Na primeira foi retirado 50% da casca do galho atrás do enxerto para forçar o enxerto a se alimentar do tronco principal. Depois foi retirada toda a casca e por fim cortado 50% do galho conforme mostra a foto.

8 de maio. Desmame definitivo. Corte da parte trazeira do galho deixando o enxerto no tronco. A partir de agora ele deverá se consolidar, fechar a cicatriz e se tornar um galho normal.
Gilson Reis13/06/2015 10:57
Bacana Elio!!! Matérias com detalhes como este esclarecem muitas dúvidas e acabam incentivando outras pessoas a tentarem repetir os processos, seja este ou algum outro!!!

Parabéns pelas disposição de documentar e compartilhar!!!

Abraço
bruno matorizen17/06/2015 17:54
Muito show! Continue postando fotos!
Wayner19/06/2015 17:13
Muito bacana, como sempre aprendendo com o amigo Elio.
Toczek22/06/2015 09:04
Que AULA!!
Acompanhando sempre....!
Parabens!