Olá amigos, estou atualizando este yamadori, aliás estou muito atrasado nas atualizações. Então vamos lá. Outubro de 2014 - 5 meses após o yamadori com farta brotação. o galho da direita já havia sido aramado e melhor posicionado, a fim de crescer ja na forma desejada.
Dezembro de 2014. A brotação se avolumou. Estamos com um problema. Além do broto bem posicionado a direita o restante somente brotou na ponta e na base, e mas nenhum broto na extensão do tronco. Se não brotar teremos que partir para enxertia de galhos.
Fevereiro de 2015. Iniciando os procedimentos. Primeiro retirar parte do topo a fim de colocar o broto adequado na posição de ápice-continuidade do tronco. O corte em diagonal (de motossera) será para no futuro fazer um melhor acabamento com fresa visando um afinamento mais gradativo do tronco. O broto que formará o ápice deverá se desenvolver bastante a fim de engrossar. O galhinho da esquerda será dobrado para traz, formará um galho de fundos.
Seleção dos galhos de baixo, já foram escolhidos e deixados os que serão usados para enxertar mais acima no decorrer do tronco em posições que serão definidas de acordo com o projeto de estilização almejado.
Após marcados os pontos onde eu queria colocar os galhos, com a fresa é aberto o rasgo para encaixar o galho que vem de baixo. Este procedimento poderia também ser feito por transfixia (perfurando todo o tronco, mas o tronco é muito grosso , uma broca normal não atravessa. também tem o inconveniente de ter que retirar todas as folhas e ao passar o galho muitas gemas são danificadas.
Encaixando o galho no rasgo. Foi retirada as cascas das laterais do galho que está sendo encaixado. Isso é para que o cambium das duas partes se encostem, facilitando a fusão.
A fixação é feita com grampos de instalação elétrica. Dá para ver um pouco a casquinha que foi retirada na lateral do galho. Como ele está em franco crescimento em poucos dias estará encostando no tronco principal iniciando a fusão.
Após todos os galhos desejados enxertados já aproveitando aramando os galhos levemente [ara inciar um posicionamento, pode-se ver que se começa a formar um estrutura de galhos mais ou menos posicionados. O posicionamento final será feito após a consolidação dos enxertos, então também será cortada a parte de baixo.
Em breve mostro o procedimento de retirada da parte de baixo já com os enxertos consolidados. Abraço