Olá migo!
Não entendi muito bem o que pretende! Aliás, acho que entendi!
Vç pode cavar o uro, deixá-lo mais profundo. A planta terá espaço pra cicatrizar dentro dele em vez de abaloar, dando a impressão de calo. A tendência é neste ponto engrossar mais que a parte ligeiramente abaixo, nos passando a indesejável sensação de conicidade invertida. Cave com uma retífica, furadeira ou um trabalho manual artesanal, com ferramentas propícias. Com um estilete, vç tire uma lasquinha fina da casca, toda parte que contorne o uro, isso vai fazer que a planta desloque seiva pro local para recuperar-se da agressão sofrida, acelerando o fechamento por cima do corte. Isso foi só falando do uro, que no futuro pode ser trabalhado e transformando em shari. No caso se tiver necessidade de corrigir uma possível "gordice" do tronco neste ponto.
A poda acho que vç deve escolher o local mais conveniente.Eu cortaria no máximo entre 5 e 10 cm do uro. A tendência é brotar muito perto do uro. Neste caso a retirada manual desses brotos se fará necessária, estimulando um possível broto mais alto pra continuar o tronco. São muitas coisas pra escrever, muitas variantes, caminhos, possibilidades a seguir. |Espero sua manifestação pra continuarmos...