Silas Lanzieri03/08/2014 17:17
Aroeira Pimenta. Opinem por favor...
Não se encontra muita coisa desta espécie como bonsai. Estou investindo nessa muda, mas queria saber a opinião dos colegas, será que vale a pena?

SEKI - Elio Luis Secchi04/08/2014 21:59
Sim, apesar de ter folhas meio grandes e um crescimento violento, ela pode bem ser usada para bonsai. Trabalhei durante alguns anos a planta de um colega nosso, depois ele foi fazendo a finalização e o resultado foi bom. Durante a primavera/verão a poda de pontas deve ser feita quase que a cada quinzena por se não se alonga muito, formando entrenós longos que depois não se consegue reduzir e compactar a folhagem. Se o tronco central desta sua planta tiver movimento para os fundos, o que não dá para ver na foto em função da direção dela, eu cortaria os dois galhos laterais ficando apenas com o central. Depois podaria mais curto também este do meio a fim de aumentar a ramificação, formando a planta com apenas um tronco. abraço
Victor05/08/2014 12:41
Concordo com o que o Elio disse. Se os galhos estiverem na mesma "linha", manteria o estilo que está bem legal. Gosto desta planta, principalmente quando frutifica.
Se fosse minha, deixaria ela engrossar mais antes de cortá-la e faria algo mais ou menos assim:
Uma pergunta, alguém aí já conseguiu fazer alporque desta espécie?
Abraço