Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleias, raízes e dúvidas

Victor09/08/2014 01:17
Azaleias, raízes e dúvidas
Olá amigos do forúm, depois de alguns anos aramando plantas, das quais não considero tão frescas (hehe), resolvi pegar minhas primeiras azaleias. Mudas bem pequenas ainda, simplesmente para das-lhes um formato interessante. Li bastante e pesquisei sobre o substrato ideal, e acho que cheguei em algo satisfatório. Como não possuo muita experiência com elas, algumas dúvidas surgiram. Durante o processo de transplante eu desfiz o torrão, pois o substrato que elas estavam era uma porcaria, socado que nem uma pedra; Depois as coloquei no novo vaso, maior. No dia seguinte as folhas deram um murchada legal e estão caindo. Aí que entram as minhas perguntas...

Como são as azaleias em relação as suas raízes? Muito frescas?
Deveria ter deixado o torrão? Devo considerá-las perdidas? 🙄

Agradeço quem puder dar um help. Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi09/08/2014 23:07
Em princípio não há nada perdido. É absolutamente normal as plantas murcharem as folhas quando fazemos limpeza total na raíz. O que deveria ter sido feito é ter retirado praticamente todas as folhas, deixando apenas algumas pequenas em cada galho. Isso ainda está em tempo pois ajuda a não desidratar tanto a planta. Pode até podar os galhos mais curtos que também ajuda. Abraço
Victor10/08/2014 21:11
Valeu Elio. Elas no momento estão carequinhas...hehehe. Tô tacando superthrive aqui. Vamos ver pegam! Abraço