Pinus resultado parcial
SEKI - Elio Luis Secchi18/08/2014 21:56
Pinus resultado parcial
Olá amigos, estou compartilhando o resultado de 3 anos de trabalho neste pinus illiotti retirado de yamadori. Apesar de muitos afirmarem que não é possível obter bons resultados com esta espécie, confesso que estou bem satisfeito. Indo deste jeito, no inverno do ano que vem posso envasar.
Quando coletei era uma planta de mais de 2 metros de altura. Ainda falta o acabamento de 2 jins, dos galhos grossos que foram retirados...

abraço
Victor19/08/2014 14:14
Qual a altura dele Elio? Aparentemente você conseguiu reduzir bem o tamanho das agulhas, heim? Pinçagem? O resultado está bem legal!
Fernando Gabriel Harmuch19/08/2014 22:15
Muito bom seu trabalho senhor Seki, a copa está ficando boa. Tenho um pinus também, não descobri ainda qual é a variedade dele, ganhei de um amigo jardineiro no ano passado que trouxe do quintal de uma cliente que queria se desfazer da árvore, mais para frente posto ele para vc me ajudar com a identificação do troncão!
Abração!
SEKI - Elio Luis Secchi20/08/2014 14:02
Ele está com 60 cm de altura. A redução de agulhas de fato está bem além do que eu esperava para o momento. A condução estou fazendo seguindo mais ou menos o calendário do pinheiro negro. Fico aí no aguardo de imagens de sua planta Fernando. Abraço
Edson M. Mori21/08/2014 08:53
Grande Sui-"SEKI" , parabéns Elio pela condução desse pinus, abraço
Edson M. Mori21/08/2014 08:54
Grande Sui-"SEKI" , parabéns Elio pela condução desse pinus, abraço
GAVAN21/08/2014 11:08
Olá, Elio. Bom saber que mais alguém tem tentado trabalhar com o pinus eliottis. Eu cultivava alguns que, separados não estavam lá grande coisa, então fiz uma lage e resolvi fazer uma floresta com eles. Até que ficou legal. Vou tirar uma foto dela nesse final de semana e posto aqui também, ok?
SEKI - Elio Luis Secchi22/08/2014 18:50
Beleza Gavan mostra aí prá gente. Edson, agora adotei de vez o suiseki, até no nome....rsrsrsrs Abraço amigão!
GAVAN29/08/2014 15:52
Olá, Elio. Desculpe a demora em postar a foto que falei. Estava com problemas em postar fotos do site onde as tinha postado mas agora deu certo.

SEKI - Elio Luis Secchi29/08/2014 22:47
Opa, beleza de floresta Gavan! Parabéns pelo trabalho executado. Um pequeno detalhe, aquela planta que está do teu lado, ficaria mais harmônico se ela fosse um pouco mais baixa, a fim de completar a triangulação...De resto muito bom!Abraço
Fernando Gabriel Harmuch08/09/2014 15:26
Olá senhor Seki, ai vai a foto do troncão de pinus, qual será que é? Pelo que tudo indica será um chokkan.

SEKI - Elio Luis Secchi08/09/2014 21:58
Fernando, isso aí não é pinus. Está com cara de kaizuca. Sim o projeto se direciona para um chokkan, por enquanto deixa a planta se recuperar, sem intervenções. Abraço
Fernando Gabriel Harmuch09/09/2014 23:03
Puxa vida senhor Seki, será mesmo? Andei dando uma pesquisada e não achei nenhuma kaizuca com esse tipo de agulha...
Fernando Gabriel Harmuch09/09/2014 23:21
Ahh por um acaso vc não confundiu com a casuarina? hehehe deve ser isso mesmo...
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi10/09/2014 08:17
Desculpe, na correria eu escrevi errado mesmo!!!! É claro: CASUARINA!!!!
Os nomes até que são parecidos...rsrsrs
Obrigado pela correção. abraço
nickyfury06/11/2014 14:15
bonsai
Elio, meu chapa, seu P. eliotti está show de bola, garoto. O caminho na condução dele é árduo e dificultoso, mas pelo visto vc está conseguindo trilhar bem o caminho das pedras Espero ver em breve essa sua planta num vaso decente, inclusive.
A Casuarina é uma planta ótima tb para ser formatada como bonsai, embora seja bem dificultosa, por emitir forte e vigorosa brotação por todo o tronco, com um aumento singular no comprimento de suas acículas. No site do Shari Sidiao é comum vermos bonsais lindos com essa espécie. O tronco é bem mais atrativo, com um casca bem corticosa. Cultivo uma há vários anos, mas ainda não logrei nada de definitivo com ela, apenas o tronco atarracado. Sigo cultivando, na esperança de obter algo algum dia que seja proveitável......rsssss
SEKI - Elio Luis Secchi25/11/2014 15:41
Beleza Nicky. De fato estou prevendo para o o final do inverno do ano que vem colocar este pinus num vaso. Precisa se ter muito cuidado com o período de replantio sob risco de perda da planta. Mas fazendo durante o inverno, ao menos aqui no sul, não tem dado problemas. O mesmo vale para Pinheiro negro e pinheiro vermelho. Abraço