Elio escreveu:
Thi, sendo assim não é bom transplantar novamente. Faça o seguinte: Retire bastante substrato junto às paredes do vasos. Isso vai fazer com a água permaneça nesse espaço e penetre no substrato antes de escorrer pra fora pelos lados do vaso. Isso vai garantir que a água chegue ao fundo do vaso.Verifique se a água sai pelo furo de drenagem.
Bem Elio, eu não havia lido aqui e quando cheguei em casa a planta tava bem feia, estava com umas 4 folhas verdes no máximo, então decidi realizar o transplante, mesmo sabendo não ser uma boa pelo fato da planta estar "fraca".
Fiz um substrato com 50% dolomita grossa (+-7mm) e 50% de substrato para plantas, fiz o transplante e ficou muito mais drenante que antes.
A água saía pelos furos de baixo, porém muita coisa ficava retida, o substrato ficava por muito tempo úmido, tanto que eu colocava água 1x por semana no máx, mais que isto encharcava demais.
Hoje pela manhã as folhas estavam abertas.
Espero não ter danificado a planta e que ela se recupere com facilidade, pelo menos agora eu não tenho dúvidas quanto ao substrato, ele está bem aerado e drenante.
OBS: As raízes estavam pequenas, como na última transfega, acredito que não estavam crescendo no outro substrato.