Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

2 laranjeiras...

Pomba08/09/2014 22:50
2 laranjeiras...
Bom pessoal, essas duas laranjeiras estão na casa da minha avó. Cortaram as duas, mas insistem em brotar e toda vez alguém vai lá e tira todos os brotinhos. To doido pra trazê-las pra casa, mas não tenho idéia do que fazer!
São essas duas:

Alguma dica de como fazer o procedimento? Elas estão próximas do trecho cimentado, estou com medo das raízes terem crescido embaixo e acabar matando a planta ou não conseguir tirá-las de lá. Como podem ver, o cimento até começou a rachar possivelmente pelo crescimento das raízes.
Qualquer ajuda é bem vinda!
Marlon.D.S.S09/09/2014 10:33
Vai dar trabalho! Mas da para retirar sim! Cavoque bem ao redor delas e tente deixar o maximo de torrao possivel!
Quanto as raizes mais grossas, vai cortando elas nao precisa ter medo de corta-las pois o que mantem a planta viva sao as raizes capilares as fininhas, so cuidado para consegui preservar um possivel bom nebari.
Silas Lanzieri09/09/2014 10:39
O que eu faria, em em primeiro lugar, esperar uma sequência de dias chuvosos para então cavar,aproveitar parte do torrão. Sobre a preocupação com a proximidade do local cimentado, acho que isso só dificulta o trabalho, mas sobre a sobrevivência da planta, já vi situações semelhantes em que a planta sobreviveu. Boa sorte!
Pomba09/09/2014 15:04
Obrigado pelas sugestões! Realmente essa retirada vai dar trabalho...
A laranjeira da primeira foto tem um nebari bem desenvolvido, acho que seria ótimo para um bonsai. Já a segunda ele me parece encoberto, mas embaixo da terra deve ter algo mais gordinho.
Sobre aguardar dias chuvosos, do jeito que a coisa vai acho que vai demorar bem... Daria o mesmo resultado regá-las durante alguns dias? O solo molhado vai ajudar na escavação?
SEKI - Elio Luis Secchi09/09/2014 22:44
A questão de molhar por uns dias certamente ajuda. Só que se o clima anda seco por aí, o problema vai ser a recuperação, depois de arrancar. Daí eu sugiro que planta em bacias grandes e coloque um saco plástico grande virado de boca para baixo, fazendo uma estufa a fim de manter a umidade e não desidratar demais a folhagem. Este saco deverá ficar por uns 30 dias e deverá ser retirado aos poucos, ou seja, vai abrindo um rasgo nele, 3 dias depois aumenta o rasgo e assim por diante até retirar totalmente. Abraço