Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

posso usar isopor como material drenante?

marcelo bh09/09/2014 23:54
posso usar isopor como material drenante?
amigos,tenho visto muito o uso de isopor,como formas de vasos, na construção civil, eu gostaria de opiniões sobre reciclar uns pedaços que tenho aqui,usando como substituto da argila espandida.
hoje voltei de uma pequena viagem que fiz pro interior de minas,e la na cidade tinha uma pessoa numa combi vendendo uns pes de morango e acabei comprando umas mudinhas amanha irei replantar em uma jardineira e gostaria de usa o isopor no fundo ,bem picado pra facilita a drenagem,voces acham uma idéia boa para reciclagem desse material,da certo usar o isopor substituindo a argila espandida?
Pedro Lima10/09/2014 00:34
Marcelo,

Eu nunca usei, mas ja li em alguns lugares que da sim. Utilize sim e diga os resultados 🙂

Esse artigo do Walter Pall (thanks Erico) fala sobre isso.

Isopor em ingles = Styrofoam

http://walterpallbonsaiarticles.blogspot.com.br/2010/06/feeding-substrate-and-watering-english.html
SEKI - Elio Luis Secchi10/09/2014 08:15
Marcelo, especialmente no fundo do vaso para drenagem pode usar tranquilamente. Utilizamos muito o isopor no fundo dos vasos de orquídeas para drenagem em substituição a caco de tijolo, brita, etcc... No nosso caso a grande vantagem é a diminuição de peso, uma vez que utilizamos grande quantidade de vasos sobre as bancadas, ou mesmo pendurados, o que inclusive faz com que possamos gastar menos na construção de estruturas, podendo usar material mais leve. Agora, misturado no meio do substrato eu não recomendo. Abraço
SMART210/09/2014 15:12
assim como nosso amigo elio já disse no fundo acredito q ajude mesmo porem no meio do substrato não acredito. pois relembrando em um post recente meu mesmo que retirei a duvida sobre "O que é material drenante" e a resposta e aquele que mantem o máximo de água e ar junto por isso o caco de tijolo e bom ja a areia grosa mantem ar mais não água oq seria o mesmo caso do isopor ele manteria o ar por causa do tamanho e tal porem a água ou empossaria (piorando a situação) ou vasária direto oq tornaria difícil manter a umidade, teria q regar varias vezes no dia.

e outro detalhe q se ela não mantem a água tb não manteria ou reteria os nutrientes de adubações.
marcelo bh10/09/2014 22:09
isopor
Muito obrigado amigos pelas dicas, minha intenção é usar no fundo mesmo,substituindo a argila espandida, ainda nao replantei as mudas de morango,eu estava aguardando as sugestoes dos amigos,amanha irei fazer o replante.

vo aproveitar e replantar um pé de figo também.

abs e obrigado pelas dicas