Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aerando o substrato

rcguerra24/09/2014 15:04
Aerando o substrato
Em quatro eventos não relacionados, com 4 pessoas que (acredito eu) não se conheçam, tive a oportunidade de ver profissionais da área utilizando pequenas hastes metálicas para "afofar" a terra do pote de um bonsai já plantado.

Das quatro vezes, tive a chance de perguntar, e parece que é rotineiro para as plantas que precisam de um substrato mais nutritivo (portanto, com menos cascas e areias e mais matéria orgânica, enfiar hastes metálicas para permitir que o acentamento do substrato não fique muito compactado.

Duas perguntas:

Vocês fazem isso?

Que ferramenta utilizam? (uma das pessoas estava utilizando um "pauzinho" de comida japonesa, outra estava utilizando o equivalente ao pauzinho só que de metal, as outras duas pareciam estar usando uma haste plástica, como um cabo de escova de dentes ou algo parecido.

Obrigado.
Matheus Falcão24/09/2014 15:20
O hashi é utilizado para que as "bolsas" de ar que ficam entre as raízes, onde o substrato não penetrou de maneira satisfatória, sejam eliminadas. Para distribuir o substrato bem, contemplando todas as raízes.
rcguerra24/09/2014 15:26
Pelo o que você escreveu, é uma prática recomendada...Vou passar a brincar mais com o substrato tb.

Obrigado!
SEKI - Elio Luis Secchi25/09/2014 11:30
Este procedimento é feito no momento de replantar uma planta. E o correto não é ficar espetando muito sob pena de furar e cortar muitas raizes. O correto e espetar o hashi e balançar ele girando a fim do substrato ir se acomodando. Agora se você viu espetar em bonsai já plantado há mais tempo, daí é outra coisa... De fato os substratos tendem a ir compactando e se tiver partículas muito finas elas acabam se fechando, a ponto de quando for regar ao invés da água penetrar no substrato a maior parte escorre por cima, e o substrato por baixo fica seco. Neste caso, fazendo pequenos furos a água vai penetrar com mais facilidade molhando assim com melhor profundidade. O material utilizado para isso tanto faz se é metálico, de madeira, bambu, etccc.... o importante é que ele tenham uma ponta bem lisa, sem rebarbas e que apesar de fina a extremidade seja levemente arredondada a fim de não machucar as raízes. Abraço
rcguerra25/09/2014 17:14
O que eu vi foi o procedimento descrito por ultimo aqui acima: eram bonsais estabelecidos, e a prática era de espetar de forma suave, porém contínua, todo o substrato. A haste metálica tinha ponta romba, como a de um lipo-aspirador.

Acho que vou reciclar uma haste de metal aqui da universidade qualquer (aço inox ou titânio) e arredontar a ponta com uma peça de mão rotatória.

Agradeço a ajuda, valeu mesmo!
SEKI - Elio Luis Secchi26/09/2014 20:59
Ótimo, uma peça de aço inox ou titânio é luxo demais!!! rsrsrsrsrsrs. Eu tenho um galhinho de azaleia que era fino e longo e acabei transformando em hashi. Está servindo muito bem...kkkkkk Pedaços de alumínio também são muito bons para isso. Abraço