Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em cotoneaster

Gilson Reis27/09/2014 22:03
Alporquia em cotoneaster
Este fim de semana fiz o primeiro trabalho neste cotoneaster comprado há 2 semanas. Seleção de galhos e alporque. Apesar do tronco possuir uma boa sinuosidade, acho as curvas meio monótonas e a partir do ponto em que fiz o alporque o diâmetro do tronco era o mesmo até a parte do ápice.

Visão geral antes do trabalho

Detalhes da poda

Após colocado sphagnum e fechado com plástico.Não achei nenhum plático preto então coloquei este verde mesmo.

Novo ápice escolhido

Opção B caso o ápice escohido não se desenvolva

Por enquanto é só, o meu plano agora é esperar até que o alporque emita raízes e possa ser separado e a parte de baixo ser plantada no chão para engrossar.

Abraço
Elio29/09/2014 13:20
Boa decisão! Vc já viu o nebari da planta de baixo? Normalmente tem um nebari péssimo. Talvez terá que fazer um alporque na base também.
SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2014 10:09
É isso aí Gilson. Temos que ousar nas decisões a fim de melhorar para o futuro. Muitas vezes as pessoas ficam décadas com um bonsai de péssima qualidade com pena de intervir drasticamente e nunca chegarão a ter uma planta de qualidade. Da maneira que o amigo interveio não terá apenas uma, mas duas boas plantas no futuro. Abraço
Gilson Reis02/10/2014 18:45
Oi Elio,

Pra falar a verdade não cheguei a olhar o nebari, vou checar neste fim de semana. Se for ruim realmente creio que dá pra corrigir com mais um alporque mesmo. Como vou plantar no chão após a retirada deste alporque, se for necessário, vou fazer este segundo alporque no chão mesmo após o 1º ano quando a planta já estiver bem estabelecida. Obrigado pela dica!

Oi Seki,

É isto mesmo que eu penso atualmente, no passado tinha alguns poucos bonsai e ficava com medo de intervir e agora alguns deles tive que recomeçar quase do zero porque a partir do momento que começamos a ter mais contato com a arte e mais acesso a informações passamos a olhar as nossas plantas com mais critério e já não vemos a mesma beleza que víamos antes na mesma planta!!! O que era um bonsai passa a ser apenas um prébonsai,engraçado isto!!! mas acredito que vai valer a pena!!!

Abraço
Gilson Reis13/03/2015 18:59
Atualização alporque cotoneaster
Uma atualização após o corte e plantio do alporque que iniciei há +/- uns 5 meses.

Parte de baixo do alporque

Por enquanto é isto, vou deixar o alporque e a parte de baixo se recuperarem e na início da primavera planto os dois no chão para engrossarem mais rápido. O galho da direita deverá ser cortado rente ao tronco também porque está localizado na parte de cima do tronco e tem outro logo abaixo bem mais fino na parte de trás que pretendo deixar engrossar..

Abraço
João Pinheiro13/03/2015 20:18
Gilson, parabéns!! Que belo trabalho! Quantas raízes surgiram a partir dele! O que vc imaginou e nossos amigos falaram se concretizou! Duas plantas com potencial.
Boa condução e sucesso a você!
Gilson Reis14/03/2015 18:40
Valeu João!!!

Abraço
Fabiano Batista24/03/2015 08:54
Achei excelente o resultado... Parabéns!!!

Fiquei animado em fazer o mesmo em um Ulmus que tenho aqui.

🙂
Gilson Reis24/03/2015 21:39
Obrigado Fabiano! Pode fazer sem medo, o Ulmus reage muito bem as podas, cortei uma raiz exposta de um que tenho e ela brotou!!! vou tirar umas fotos e depois posto!!!

Abraço
Alfamega27/03/2015 12:40
Parabéns um alporque bem feito e no lugar certo, já tem duas boas plantas...