andretanure14/10/2014 13:11
[a] Buxus 4
nickyfury02/11/2014 19:23
bonsai
O interessante no bonsai é que, a partir de um minimo de galhos possamos formatar um trabalho altamente técnico e bem mais bonito e interessante do que se explorassemos tudo que a planta apresenta. No caso desse Buxus, minha sugestão é no sentido de cortar fora esse primeiro e fino galhinho mostrado a esquerda na penúltima foto, bem como cortar fora também o caule principal, dessa vez deixando um pequeno toquinho (um ou dois dedos) logo acima do galho da direita, formatando o bonsai então com esse único galho.
Se analisar sua planta a partir dessa imagem, repare que todos os galhos carecem de brotações mais próximas ao tronco principal, o que depõe contra a planta, vez que essa espécie é dificultoso obter densidade (massa verde) a partir de novas brotações junto do tronco. No caso, esse galho da direita é o que melhor apresenta densificação, que poderá então ser bem explorada na formatação de um bonsai mais compacto e denso, num futuro não muito distante.
Além disso, ao preservar e usar esse galho, sua planta irá ganhar uma ótima conicidade (base mais larga que se afunila em direção ao ápice), ganhando em qualidade técnica. Após esse procedimento de corte, retire a casca do toquinho que sugeri deixar com o corte do caule principal, fazendo um jin superior com ele. Não deixe muito alto, para não ficar "feio" (esse segmento de caule é muito reto).
No próximo reenvase, replante inclinando um pouco para a esquerda (sempre usando a penúltima imagem como referencial), o que irá agregar um movimento inicial ao tronco (dado pela base do caule e a saída desse galho preservado) e irá facilitar a formatação do futuro bonsai a partir desse galho então.
SEKI - Elio Luis Secchi02/11/2014 22:07
Muito bem Nicky, realmente é também o que eu faria. Então para dar mais uma mãozinha segue aí um recorte tabajara do que o Nicky sugeriu. Faltou apenas aquela inclinação para o lado esquerdo que ele fala, só porque eu não sei girar a foto a não ser 90 graus...rsrsrsrs E esta inclinação tem que ser bem leve apenas para dar um movimento na saída do tronco do chão e alinhar com o futuro ápice.

nickyfury03/11/2014 09:51
bonsai
Elio, meu chapa, vc foi bem nessa, ficou ótima sua projeção. Grato pela ajuda visual, 😄
andretanure03/11/2014 15:19
Nicky e Elio, muito obrigado pela atenção e auxílio.
Certamente será esse o caminho adotado por mim.
Contudo, resta-me uma dúvida quanto à condução da espécie.
No buxus, essa intervenção pode ser feita agora, de uma só vez? Ou seria melhor reduzir gradualmente até deixar somente o galho indicado?
A dúvida decorre justamente da grande redução de massa foliar que será feita com essa intervenção, lembrando que há um mês já fiz a limpeza dos galhos. Ao deixar tão somente o galho indicado, reduzirei a massa foliar em mais de 60%.
p.s.: a planta respondeu bem após a poda de limpeza. Está emitindo novas brotações, inclusive no tronco.
Desde jé, grato.
SEKI - Elio Luis Secchi03/11/2014 21:57
Pode retirar agora sem problemas. tem massa verde suficiente para manter a planta bem. E daí vai aproveitar a nova força de brotação direcionando toda para este galho. Depois inclina ela para esquerda para fotografar e coloca aqui para a gente continuar nas projeções. Não replanta nem mexe no substrato agora, quando eu falo inclinar, pode ser inclinar o vaso mesmo... só para fotografar. Deixa mais ou menos o meio da copa, na vertical ao tronco...Bom coloca foto aí e se for o caso a gente muda a inclinação novamente. Abraço