Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia compacta - buscando ajuda

Wermeoson Ramos23/10/2014 10:36
Tuia compacta - buscando ajuda
Faaaala meus queridos brothers no bonsai.

Outro dia, enquanto caminha na rua me deparei com uma caminhonete vendendo algumas mudas e encontrei essa tuia compacta (eu acho). O cara acabou me vendendo ela por R$ 10. Nas floriculturas por aqui eles vendem uma muda destas por R$ 25.

Gostaria de ler as opiniões acerca desta planta. Ela tem algum potencial? Ou o melhor para ela é um jardim.

Eu tinha pensado em trabalhar alguma coisa no estilo cascata, mas, nem mesmo sei se a tuia compacta é uma boa planta para a arte do bonsai.

Ele não é muito grande não.

Em algumas destas fotos aparece uma Bougainvíllea em plena recuperação. Essa planta é muito especial para mim, e ela será a próxima que irei postar buscando por auxilio.

Pois é, agora fico no aguardo de alguma orientação. Grande abraços a todos.
SEKI - Elio Luis Secchi27/10/2014 22:23
Primeiro passo é reduzir altura a fim de aumentar a brotação mais baixa. Se optar por um estilo cascata, este tronco não será possível dobrar. então no futuro deverá ser usado um dos galhinhos laterais para dobrar e deixar crescer a fim de formar a cascata. Abaço
Wermeoson Ramos28/10/2014 13:32
Olá de novo senhor Elio.

Obrigado por mais uma preciosa instrunção. Mais uma coisa, a que altura do solo devo poda-lá?
SEKI - Elio Luis Secchi28/10/2014 21:56
Fazendo em etapas a redução de altura. Coníferas não se pode ser muito drástico nas podas. Então corte os troncos mais grossos a uns 25 cm do chão, deixando os mais finos que nascem abaixo deste corte. Vejo que tem alguns aí deste finos que tem uma boa altura ainda. Estes a gente vai cortar num segundo momento. Depois se vê os próximos passos. Abraço
Wermeoson Ramos29/10/2014 14:28
Obrigado senhor Élio.

Assim que fizer as intervenções irei atualizar as fotos.

Que Deus te abençoe.
nickyfury01/11/2014 12:01
bonsai
Por outro lado, considerando a altura da planta e a boa distribuição dos galhos ao longo de seu caule, é possível escolher dois outros excelentes estilos, que são o Chokkan, tronco ereto formal, ou o Literati, em que apenas uns dois galhinhos bastam para formar um bonsai. Cascata, ou Kengai, é um estilo que pede um caule formatado numa posição bem destacada, vez que precisaria usar um tutor de ferro ao lado do caule, preso firmemente com arames, de forma a poder dessa maneira moldar o tronco numa posição forçada ao estilo Kengai, o que eu desaconselho todavia.

Para que não haja dúvida quanto ao estilo Literati a partir de um tronco mais reto que o normal, algumas imagens para ajudar:

http://bonsaibark.com/wp-content/uploads/lit2.jpg

http://www.bonsaiempire.com/images/stories/case-studies-literati2.jpg

Se preferir o Chokkan, pesquise no google imagens, digitando Chokkan style bonsai. Ou se quiser visualizar mais Literati, o mesmo: Literati style bonsai. Boa sorte.