Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira

carol_holanda26/10/2014 09:36
Pitangueira
Olá, pessoal!

Embora eu tenha essa pitangueira desde 2011, ainda me sinto insegura de fazer intervenções nela...

Ela nunca colocou frutinhas. Assim como a jabuticabeira que postei aqui há pouco, ela estava sendo cuidada há um ano por um amigo que só a manteve regada, pois ele não sabe cuidar de bonsai....

Faço algumas podas quando ela está com muitas folhas, mas é só. Nem sei se faço a poda corretamente!!! (Onde posso buscar informações de como podar cada espécie de planta? Comparando com a caliandra, que tem folhinhas diferentes da pitangueira, acredito que a forma de podar é diferente, não é?)

Já fiz poda de raiz nela... lembro que no curso super básico de bonsai que fiz (quando ganhei esse exemplar), a professora disse que as podas de raiz devem ser feitas anualmente. Mas existe algum período do ano que seja melhor para isso? Moro em Recife, ou seja, aqui é sempre quente, independente de ser inverno ou verão!

Agradeceria muito em receber orientações/opiniões de vocês!
Abraços a todos!!
SEKI - Elio Luis Secchi27/10/2014 22:04
Carol, sua pitanga está legal. Sobre o momento de fazer as podas de raízes o melhor momento é o início da primavera. Mas tem que ver o regime de chuvas por aí. Se tiver período definido de chuvas o momento é assim que iniciar este período de chuvas. Não conheço o clima daí, por isso estou dando a dica e você adapta ao momento certo. Nesta época poderia fazer uma desfolha total, cortando todas as folhas, uma a uma, com tesoura, no "cabinho". Cuidado para não cortar a gema que está na base da folha. Daí se tiver galhinhos que fiquem fora do desenho desejado, aproveita e corta mais curto, assim vai compactar mais. A nova brotação deverá aparecer em 2-3 semanas. abraço
O Guardião28/10/2014 17:27
Dica
Oi Carol

Sé informação que você que, está no lugar certo.
Faz uma busca no forum com o nome pitanga que você vai achar muita coisa.
Da uma olhada também na seção: "MATERIAS" que você achará muita coisa legal.
A unica e mais importante orientação que posso te dar no momento é: TENHA PACIÊNCIA!
Na dúvida não pode, quando você for adquirindo um certo conhecimento, tomará coragem e fará a poda que achar melhor e escolherá o estilo que mais se adeque a sua planta.
Boa sorte.