Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de Ouro

Paulo Oliveira Filho16/11/2014 02:13
Pingo de Ouro
Roubei do jardim da minha casa mesmo. Estava todo atacado por cochonilhas, fiz uma limpeza das folhas, dos galhos, e das raízes. Essas fotos estão um pouco desatualizadas, a planta já está brotando loucamente:

Possível frente:

Lado oposto:

Uma lateral:

De cima:
Sergio Batalini19/11/2014 11:39
Bom dia, Paulo!

Apesar das fotos estarem desatualizadas e muito grandes, dificultando a visão geral da planta, tomo a primeira como base para minhas opiniões, que tem o unico objetivo de ajudar...

A primeira providência, se ainda não fez, é retirar estes arames, muito grossos e colocados de forma errada... Quando for aramar suas plantas deve ter em mãos varias bitolas de arame, de preferência de cobre ou aluminio, que são maleaveis e não enferrujam, para cada bitola de galho a respectiva bitola de arame.
Ao aramar um galho, vc deve fixar uma ponta do arame e enrrolar todo o galho para poder criar movimentos e posiciona-lo na horizontal. Não é correto que forme este arco e fique apontando para baixo, como esta na foto..

O primeiro galho a direita, o segundo a esquerda e o terceiro de fundo estão bem posicionados a meu ver, fora das curvas e em alturas proporcionais. O apce deve ser mantido livre, sem podas ou desfolhas, até atingir o diametro proximo ao do tronco, quando deverá ser cortado e iniciado outro apce novamente, criando conicidade.

Como todos os galhos devem ser proporcionais entre si e em relação ao tronco, o primeiro de baixo para cima, é o mais velho, portanto deve ser o mais grosso que o segundo e assim por diante. Para que isso aconteça vc deve manter o primeiro galho sem podas ou desfolhas, apenas aramado na posição que desejar, desta forma ele se desenvolverá e ficará mais forte que os outros. O segundo tb deverá ser aramado e posicionado, com podas regulares, sendo que o terceiro seguira a mesma tecnica , mas com podas mais constantes e assim sucessivamente até o apce.

Com 4 ou 5 galhos formamos um bonsai de qualidade tecnica e beleza, desde que estajam todos nos lugares certos e proporcionais, comk ramificações e massa foliar adequada.

Boa sorte e paciencia...