Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Um Hokidashi em andamento.....

oamit25/11/2014 15:49
Um Hokidashi em andamento.....
comprei esse pré bonsai hoje de um florista amigão meu aqui no RJ, já moldei a mesma lá aproveitei a disponibilidade de ferramentas do momento, fiz uma poda de copa dela, estava bem despenteada, acho que agora e fazer o nebari dela, não é?

segue as fotos , pena que esqueci de fazer o antes e o depois...

esse foto a cima seria as costas dela.

Todo e qualquer sugestão é valida, acham que acertei na escolha? ainda não vi a profundidade desse tronco. logo não sei como está perto das raizes.
SEKI - Elio Luis Secchi25/11/2014 15:53
Boa aquisição. Para um hokidashi está bem encaminhado. Assim que os pequenos galhos ficarem um pouco mais rígidos, arame os das laterais do conjunto abrindo um pouco mais a copa. Abraço
oamit27/11/2014 09:38
estou nesse momento ajeitando os aparatos para trocar a terra dela e colocar a placa para a formação do Nebari, como a serissa tem o crescimento vigoroso acho que dentro de uns 8 meses ela já deve aparentar alguma coisa. só nos resta esperar, ela está lotada de flores brancas.
oamit27/11/2014 18:09
Fiz o transplante hj pela manhã tive de retirar a pivorante que estava gigante, porém não tão grossa, da espessura de um lápis, coloque , 60% de caco de telha, 30% de condicionador de solo e 20% de areia de rio, serissa nem sente, não cortei as raizes de alimentação, coloquei a plada no seu devido lugar para a formação do nebari proporcional e vistoso, enquanto ele cresce, espera a brotação de novos galhos e o engrossamento dos mesmo para dar forma ao nosso hokidashi. Estou tentando fazer um chockan numa primevera, mais tenho uma duvida primevera aceita madeira morta com calda sufocaustica ( não sei se é esse mesmo o nome correto da calda) mesmo com a calda ela apodrece? não tenho fotos ainda da primavera minha máquina está com problema vou colocar para consertar.... 😮ops:

bom preciso de sugestões sobre a primavera e a madeira morta, devo fazer ou não?
Matheus Falcão28/11/2014 15:10
Oamit, vamos ver se te ajudo em alguma coisa. Não se indica muito a madeira morta na primavera pelo apodrecimento acelerado da planta. O que não impede que alguns façam é claro. Mesmo com a calda há o risco de apodrecer, mas caso seja feito o tratamento correto você pode aumentar bastante a vida útil da parte morta. O nome correto, pelo que eu sei, é calda sulfocálcica.
oamit28/11/2014 19:25
bom, é melhor não correr o risco de perder a planta. não vou fazer. obrigado pela dica já tinha lido sim materias semelhantes ao que você disse e a informação procede.
nickyfury05/12/2014 11:45
bonsai
O estilo Hokidashi é um dos mais antigos e mais formatados no bonsai. Há inumeras variedades, o que amplia bastante o leque de possibilidades de se atingir o estilo sem muito esforço, tendo porém certos cuidados desde logo. Um bom exemplo de como dar inicio a uma de suas variedades, pode ser visto na imagem abaixo:

http://3.bp.blogspot.com/-qjSyLBLjJdI/Tab6LZJh2uI/AAAAAAAAAa0/N_Q1ykOLxGo/s320/02%2Babril%2B2011.jpg

Essa base inicial faz parte de um excelente artigo desenvolvido pelo bonsaista Valdir Hobus (link do texto e imagens adicionais: http://bonsaihobus.blogspot.com.br/2011/04/cambui-hokidashi.html) e foi executada sobre um Cambuí, uma nativa muito comum na região sul. Mas pode ser adaptada a qualquer outra espécie decídua ou caducifolia sem nenhum problema.