Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho

guilhermerog11/12/2014 15:16
Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho
Olá pessoal,

Bom, sou muito novato na área e comprei uma jabuticaba há pouco tempo.

Ela chegou meio abatida, e eu a transplantei. Depois disso, as folhas cairam todas, e nunca mais nasceram de novo (mais ou menos 6 meses). Por falta de conhecimento meu e do profissional que me vendeu, ele recomendou que eu adubasse com NPK, mas parece que só piorou.

Ela está com caule verde e recentemente surgiram alguns brotos (não sei se é o nome), mas eles tem aparência seca, e não parece que vão virar folhas.

Por último, coloquei adubo organico, mas não obtive reação ainda. As regas estão regulares.

Gostaria de alguém que pudesse me orientar sobre o processo. Se falta algum nutriente, se tem alguma coisa errada. Tudo pra mim é novo, e achei estranho.
Matheus Falcão11/12/2014 15:19
Guilherme, sinto lhe informar mas provavelmente a planta já era. Não se aduba planta após transplante, muito menos planta debilitada.
Se quiser esperar para ver se ela se recupera pare de adubar e retire o que der do adubo (se possível).
CARLOVICH12/12/2014 10:45
Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...

Com relação a adubação... Faça a analogia com o ser humano... Ninguém no hospital come feijoada... No máximo uma canja ou filé de frango... Descanso pra ela e avaliação diária...

Já vi brotar ramo até em Jin... GALHO SECO.. Vai saber o q rola...
As plantas podem nos surpreender...

Boa sorte e nao desanime.

Abçs

CARLOVICH
CARLOVICH12/12/2014 10:46
Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...

Com relação a adubação... Faça a analogia com o ser humano... Ninguém no hospital come feijoada... No máximo uma canja ou filé de frango... Descanso pra ela e avaliação diária...

Abçs

CARLOVICH
guilhermerog15/12/2014 15:58
Matheus Falcão escreveu:
Guilherme, sinto lhe informar mas provavelmente a planta já era. Não se aduba planta após transplante, muito menos planta debilitada.
Se quiser esperar para ver se ela se recupera pare de adubar e retire o que der do adubo (se possível).

Entendo, Matheus... 🙁 Obrigado.
guilhermerog15/12/2014 16:02
CARLOVICH escreveu:

Abçs

CARLOVICH

Oi Carlovich! Obrigado pela resposta.

Pois é, eu fiz o teste raspando próximo a base, e está bem verde. A planta está se desenvolvendo, mas com aparência "seca", como dá pra ver pela foto. Vários novos brotos com essa aparência estão surgindo, e como não conheço o processo de desenvolvimento da jabuticabeira, não sei se é normal.

Só sei que não vi uma perspectiva de "verde", de folhas ainda...

Sabe o que pode ser? Se é normal? Obrigado.