Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho

guilhermerog11/12/2014 15:16
Jabuticaba com brotos secos - Muito estranho
Olá pessoal,

Bom, sou muito novato na área e comprei uma jabuticaba há pouco tempo.

Ela chegou meio abatida, e eu a transplantei. Depois disso, as folhas cairam todas, e nunca mais nasceram de novo (mais ou menos 6 meses). Por falta de conhecimento meu e do profissional que me vendeu, ele recomendou que eu adubasse com NPK, mas parece que só piorou.

Ela está com caule verde e recentemente surgiram alguns brotos (não sei se é o nome), mas eles tem aparência seca, e não parece que vão virar folhas.

Por último, coloquei adubo organico, mas não obtive reação ainda. As regas estão regulares.

Gostaria de alguém que pudesse me orientar sobre o processo. Se falta algum nutriente, se tem alguma coisa errada. Tudo pra mim é novo, e achei estranho.
Matheus Falcão11/12/2014 15:19
Guilherme, sinto lhe informar mas provavelmente a planta já era. Não se aduba planta após transplante, muito menos planta debilitada.
Se quiser esperar para ver se ela se recupera pare de adubar e retire o que der do adubo (se possível).
CARLOVICH12/12/2014 10:45
Ela pode sim já ter morrido.. Porem pegue alguma fraquinho e de uma pequena raspada no tronco numa região próxima da base.... Uns 10 cm do solo... Se tiver verde por dentro pode haver esperança...

Jabuticaba e pitangueiras são árvores que dão frutas muito viçosas... Ou seja com muita poupa... Portanto precisam de bastante água..

Em sp com esta seca tenho que regar bem o solo... E tentar não molhar muito as folhas na hora fo sol quente...

Eh precisocomeçar a regar sempre que perceber que o solo está secando... Antes de qualquer planta começar a sentir os efeitos da falta d'agua... Se estiver um dia muito quente... Poderá ter 2 regas boas...