Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitacos no piteco

Fernando Lima16/12/2014 11:03
Pitacos no piteco
Adquiri esse piteco e gostaria de opiniões, vou fazer um tronco duplo o mais fino já deixei menor segue as fotos abaixo:

Quando comprei:

Transplantei para uma bacia maior, após 30 dias fiz algumas intervenções como podem verificar:

Aguardo os comentários
edson060518/12/2014 16:10
Fernado,
irmão gêmeo desse aqui:

Edson.
Fernando Lima18/12/2014 20:27
Edson.. Realmente muito parecido.. Como esta o seu pois essa foto e de 2013... Posta aí pra comparar
Arzivenko22/12/2014 09:41
Não gosto desta forquilha, me parece um ângulo muito obtuso. Se meu, escolheria apenas uma linha de tronco, com sinuosidade e conicidade, eliminando todos os ramos laterais, depois deixava crescer livre por mais um ano.
Willian22/12/2014 13:54
Não ouso a projetar um desenho como os que o Alexandre faz, mas rabisquei toscamente no paint. Se zerar ela, ela rebrotará como o projeto.
Sergio Batalini22/12/2014 21:01
Boa noite Fernando!

Se minha, faria um alborque no galho mais grosso e trabalharia a continuidade do tronco com o mais fino. Ganhando muito em conicidade e reduzindo tb a altura .
Infelizmente vc retirou alguns galhos baixos que farão falta, mas logo brotam de novo ..

Tomando a sua ultima foto como base: retirar o galho da direita com alborque e o toco transformar em jin. Depois inclinar a planta para para a direita e fazer do galho esquerdo a continuação do tronco. Aguardar novas brotações... e talvez reduzir a altura com outro alborque...

Mas claro que é apenas uma opinião... Boa sorte .
O Guardião11/01/2015 15:29
sugestão
concordo com o bonsergio
edson060518/01/2015 10:45
Fernando,
o transplante foi acertado pois o antigo recipiente estava pequeno para as raízes.
Entretanto, a intervenção feita 30 dias depois foi inócua no sentido de que não houve nenhum avanço na estilização. Apenas a planta se estressou duas vezes: uma no transplante e 30 dias depois na poda.
Um amigo, bonsaísta experiente e bem conhecido no meio, nos disse uma vez que esse tipo de procedimento deve ser feito de uma única vez...
No mais, em minha opinião, acho que a madeira morta pode ser uma boa saída pois também me parece que a forquilha está mesmo muito aberta para tentar algo assim:

Abraço.
Edson.
Fernando Lima10/02/2015 16:33
Willian escreveu:
Não ouso a projetar um desenho como os que o Alexandre faz, mas rabisquei toscamente no paint. Se zerar ela, ela rebrotará como o projeto.

Seguindo a projeção feita pelo Willian, deixei esse jin, depois irei melhorar, segue foto abaixo:

Willian11/02/2015 09:43
Fernando,

você poderia ter tirado este galho grosso que está logo acima do URO. Se aparecerem galhos mais baixos não retire-os. Está ficando muito bom. Parabéns.