Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Aroeira

Dino11/01/2015 15:13
Ajuda com Aroeira
Olá pessoal, estou precisando de ajuda com esta árvore.

.

.

.

.

.
.

Aceito dicas e sugestões.
Silas Lanzieri25/01/2015 19:00
Dino. Gosto muito de Aroeira e tenho duas em fase inicial quase como a sua.
Curiosamente, não se encontram muitos exemplares na net. (As nossas estarão em destaque brevemente, espero, rss...) No caso da sua, sugiro que tente descruzar algumas raízes que estão se cruzando e pode as que não puder fazer isso. Minhas plantas eu comecei, podando galhos ainda finos e percebi que retarda muito o engrossamento dos mesmos, então, to deixando crescer mais livremente, somente tracionando e formatando a árvore. Pretendo podar pelo menos após um ano depois da ultima poda. Estarei acompanhando a sua e pode ser interessante pra nós o intercambio, já que compartilhamos a mesma espécie.
Obs. Esta foto foi há uns seis meses, agora ta bem diferente, depoois atualizo.
Dino25/01/2015 19:31
Silas Lanzieri, obrigado pelos elogios, gosto muito desta árvore, aqui em minha região ela é abundante, eu tenho 2 exemplares, essa da foto foi fruto de alporquia da outra, por isso as raízes estão assim.
Mas acho que a época boa para mexer nela está acabando.
Acho que vou deixá-la crescendo como está até meados de agosto, e então farei o trabalho que você mencionou nas raízes.
Fernando Gabriel Harmuch29/01/2015 00:42
Olá, pensando na cicatrização da poda drástica, lixe a madeira morta com uma fresa ate chegar na parte viva preservando o xilema,a "casca" em volta, depois use cicatrizante. Assim, o galho central pode ser o novo ápice dando conicidade mais natural. Dependendo do seu projeto para o futuro acredito que vai precisar de nova poda estrutural.