Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ferrugem em azaléia?

Richard12/01/2015 15:04
Ferrugem em azaléia?
Caros colegas, tenho uma azaléia e algumas folhas começaram a ficar estranhas nas últimas semanas, como vocês podem observar pelas imagens. Seria ferrugem? Como posso fazer o tratamento?

Obrigado e abraço!

Wrog06/02/2015 09:04
bom dia. conseguiu resolver este problema das follhas com ferrugens ❓

pergunto isto pois a minha aazaleia começou tambem aparecer diversas folhas com ferrugens e não sei o que fazer.
FW Maciel16/02/2015 17:42
Não me parece ferrugem, parece ser ou ataque de alguma praguinha ou deficiência de nutrientes, a ferrugem costuma dar manchas mais fortes...
FW Maciel16/02/2015 21:44
Richard, vc usa algum adubo químico que contenha cobre na composição?

Isso ajudaria, a princípio; ou então, sulfato de cobre bem diluído em água, daqueles que são vendidos em casas agropecuárias e de jardinagem.

Em casa eu uso o "CUPROFIX" ou o Forth Cobre
Richard19/02/2015 11:48
Olá colegas!

Desculpe pela demora para responder.

Wrog, estou passando fungicida no bonsai há mais ou menos 1 mês, mas não sei se estou obtendo resultados. De qualquer forma, caíram todas as folhas e a azaleia está totalmente desfolhada, mas ainda viva. Não sei mais o que fazer fora aguardar.

Maciel, obrigado pelas sugestões! Pensando que talvez fosse um problema de nutrientes, estou adubando há cerca de dois meses com o fertilizante da Forth Bonsai, mas, por enquanto, ainda não vi resultado. Antes do problema alcançar esse grau de proporção (desfolha total), adubava normalmente com farinha de osso, torta de mamona e cinza de madeira.

Grande abraço!