Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro, não sei qual ainda

A_Henriques11/04/2015 16:19
Pinheiro, não sei qual ainda
Pessoal, encontrei essa árvore hoje em um lugar onde ela está sozinha, não tem mais nenhuma outra perto, e nem mais um arbusto se quer nas redondezas.

Estou pensando em voltar lá para pegá-la e fazer um yamador, mas estou com dúvidas sobre o potencial dela e sobre idéias de poda e aramação.

Queria ter subido esse pequeno barranco mas como estava de sapato e também atrasado para o almoço, só tirei esta foto.

Alguma sugestão ?

Abraço,
Alexandre
Manakel11/04/2015 16:37
Amigo, tu não anexou a foto, assim não tem como opinar sobre a planta...
Mas se tu acha que dá pra fazer algo legal, que a planta pode ser retirada (que não pertence à ninguém, não é uma planta protegida por lei) e vai te comprometer à cuidar dela... Prepara o material e manda ver! Se possível, uma ideia boa é plantar uma outra árvore qualquer no lugar (ou em outro lugar), heheh, a natureza agradece.
A_Henriques11/04/2015 17:31
Ops !

Agora sim, aí está ela !

valeu pelo aviso, Manakel.
Gilson Reis11/04/2015 19:52
Alexandre

A foto está distante mas parece que se trata de uma espécie de pinheiro ou Casuarina.Aparenta ter uns 2 metros de alura, mas como tem galhos na parte inferior acredito que dá pra aproveitar perfeitamente, Vale a pena avaliar cuidadosamente a planta e possibilidades de formação antes de coletar, se ver que não dá pra aproveitar ou o risco de matar a planta é muito alto deixa ela onde está mesmo. Se optar por coletar a planta é importante retirar com a maior quantidade possível, envolver bem o torrão de raízes com pano umido ou saco de estopa para que a terra não se solte das raízes durante o transporte e fiquem tempo demais expostas o que pode levar a morte da planta. Pode podar a parte que não for utilizar para evitar que a planta se desidrate mais facilmente. Como se trata de uma espécie de pinheiro não se deve deixar os galhos sem brotos porque fatalmente causa a morte da planta também. Plantar em um vaso grande o suficiente para acomodar se possível todo o torrão e quando a planta estiver totalmente recuperada,aí sim nos próximos transplantes ir reduzindo e compactando as raízes para poder colocar no vaso definitivo, mas ter em mente que não pode ter pressa pra isto. A época ideal para esta operação é no início da primavera ou no final de verão, nestas duas épocas a planta está iniciando atividade de crescimento e as temperaturas não são muito elevadas, diminuindo a desidratação. Manter a planta na sombra nos primeiros dias e iniciar a exposicão gradatativa ao sol. Quanto ao estilo, poda e aramação só depois de recuperada, depois você posta as fotos epessoal do fórum pode te ajudar com certeza.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi11/04/2015 21:06
Bom creio que o Gilson disse tudo o que deveria ser dito quanto aos procedimentos. Já tirei planta parecida e tive sucesso. Mas o terreno aí parece ser extremamente pedregoso o que pode dificultar retirar com algum torrão...É um caso a ser bem estudado antes de efetuar o procedimento. Abraço
A_Henriques13/04/2015 19:37
Passei hoje pela manhã e consegui tirar algumas fotos mais perto da árvore. Notei que tem várias brotações em volta do tronco principal, lado esquerdo.

Em outros ângulos:

Uma mais perto, parece o início da formação das sementes:

Pinheiro ou Casuarina, já dá para saber ?

A altura dela é esta mesma, por volta de 2 metros.

Abraço,
Alexandre
SEKI - Elio Luis Secchi15/04/2015 17:41
Pinus elliotti. é possível se fazer bonsai dele, eu mesmo estou educando um que está indo muito bem. Porém como ele tem agulhas longas, bem mais longas do que os pinheiro negro e vermelho, por uma simples razão de proporção, é indicado fazer uma planta mais alta, em torno de 50 cm, e com um tronco relativamente grosso. Um procedimento que já poderia ser feito agora, sem mexer a planta de lugar é uma poda do tronco principal, isso diminuiria o stress da retirada no final do inverno. Corte tudo o que estiver acima de 50 cm e deixa quieto até agosto. em agosto vai lá e arranca a criança. Dá uma olhada aí o jeito que está o meu... Este ano vai para o vaso.
A_Henriques16/04/2015 16:59
Eu li sobre isso recentemente, deixar a árvore onde está e apenas reduzi-la para posteriormente retirá-la. Vou passar lá novamente para estudar o que fazer. Quem sabe identificar um novo ápice.

Fiquei preocupado com o tronco em forma de J. Não sei se isto pode gerar uma dificuldade em uma poda futuramente para determinar o formato em que o bonsai deva ficar.

Abraço,
Alexandre
Gilson Reis16/04/2015 21:18
Alexandre,

A forma de J é até interessante porque a arvore inicia uma curvatura mais acentuada na base e como possui muitas brotações na parte inferior pode ter várias possibilidades de estilo no futuro. Após retirada, a avore estabilizada e recuperada você pode ir estudando com calma e decidir a melhor opção. Nem se preocupa com isto agora. Faz a poda e espera a época certa da coleta.

abraço