Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Figueira

Diegoks01/05/2015 00:22
Figueira
Esse daqui é meu segundo post, incluindo a apresentação, então sintam-se a vontade para sugerir possíveis mudanças... afinal sou um eterno aprendiz...
Essas daqui são duas figueiras que eu possuo, e que tem uma história bem interessante... Elas eram uma única planta, que nasceu na divisa de uma chácara, e sempre que ela crescia, uma cavalo ia lá e comia boa parte dela, de modo que ela foi engrossando a base dela...
Já faz uns 8 anos que estou com ela, deixei ela em um vaso grande quando eu retirei ela do local, e quando ela estava bem grande eu fiz dela duas plantas.
A primeira, que era a parte debaixo, ainda estou mantendo no escorredor, para ajustar as galhadas de cima, e a que compunha a parte de cima, já envasei ela... claro, nesse próximo inicio de primavero pretendo deixa-los bem curtinhos, para pegar mais densidade na copa.

Essa era a parte de baixo da planta:

E aqui o que era a parte de cima da planta...

Gilson Reis02/05/2015 17:18
Fala Diego!!!

As 2 tem potencial, mas planta mãe além de já ter uma boa conicidade está com uma quantidade enorme de raízes aéreas que vão engrossar e ficará muito bonito!!! Você já deve ter em mente o que vai fazer com ambas. Por isto não vou palpitar!! Apenas tome cuidado com os galhos que nascem na mesma altura ou lado a lado com outros porque engrossam muito rápido e podem gerar conicidade invertida ou calos muito feios que são difíceis de corrigir ou disfarçar.

Abraço
Diegoks03/05/2015 16:02
Olá Gilson,

Realmente essa espécie é bem gostosa de trabalhar, pois responde bem as podas e tracionamentos, pois não costumo aramar ela...

Nessa planta mãe, um dia depois e podei os galhos mais grossos que estavam se formando na parte de cima, para que os outros galhos mais novos, que se encontravam na parte de baixo pudessem desenvolver melhor e emparelhar, e até para evitar a conicidade invertida...