É isso aí Fabiano, toda opinião é válida mesmo, mas algumas vezes podem também nos conduzir a erros por não conhecermos todos os fatores envolvidos.
Pelo que sei o Ulmus responde bem as alporquias e estaquias, brotando até mesmo de raíz. Cortei uma raíz de um que comprei em Agosto do ano passado e brotou (fotos abaixo
Quando comprei:
Brotação após o corte da raíz:
Outro alporque ficus que fiz apenas amarrando um arame e que não emitiu raízes como eu queria e por este motivo vou deixar até agosto ou setembro. Por outro lado engrossou bem a base pelo acumulo da seiva no local.
Nesta mesma planta estou fazendo uns testes com a amarração de arame e deixando que a planta absorva para dar caráter ao tronco.Consegui que emitisse um monte de raízes aéreas e coloquei o vaso cortado com terra para que estas raízes possam penetrar e engrossar. Vou cortar abaixo do vaso e plantar na terra. Mais pra fente monto um tópico com os resultados deste experimento.
Início Abril/14
Dezembro/14
Após o alporque em um dos galhos laterais.Veja a diferença entre a região com o arame e a parte de baixo da planta.

Arame totalmente incrustado na planta
Após a colocação do vaso para o engrossamento das raízes
Abril/15 Note que já dá pra ver as raízes dentro do plástico
Pra não dizer que só tem acertos, estes 2 de Manacá da serra eu perdi após o plantio. Nestes casos acredito que a causa foi porque plantei muito raso e sem alguma coisa no vaso que os mantivessem fixos até a perfeita enraização no solo. Quando eu molhava eles percebia que chegavam a mexer, mas não pensei que fosse afetar e acabei perdendo ambos. Ainda bem que ainda tenho a planta mãe.
Agora todos os alporques que faço eu fixo bem no vaso, até mesmo plantando um pouco mais fundo.
Agora todos os alporques que faço eu fixo bem no vaso, até mesmo plantando um pouco mais fundo. Como este desta Murraya Paniculata . Note que enterrei até os primeiros galhos, no próximo transplante deixo na altura correta.
Alguns fiz apenas para ver o resultado como o caso do ficus e outros para aprender mais sobre a técnica e alguns para corrigir erros da planta mesmo. Espero ter ajudado um pouco com as fotos.
Abraço