Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Experimento com estaquia

Paulo Oliveira Filho09/05/2015 21:37
Experimento com estaquia
Baseado nesse tópico: http://www.atelierdo...t=jabuticabeira , resolvi fazer um experimento usando esta técnica pra outras espécies, na ordem:

1) engana-vaqueiro

2) falso cipreste anão

3) limoeiro (escolhi esse porque tem a folha particularmente pequena)

4) pitanga

O pote de cima tem areia grossa de construção. O de baixo tem água com hormônio enraizador. A planta é descascada na parte de baixo, como podem ver pelas fotos.

Aproveitei uma poda e fiz essa tentativa de enraização também:

Quando sair algum resultado, positivo ou negativo, eu posto aqui novamente. Minha única dúvida é se deveria deixar no sol ou na sombra. Alguém poderia me ajudar?
Gilson Reis09/05/2015 22:56
O cipreste muito provavelmente vai pegar algum na areia!!! A pitanga muito provavelmente não e os demais não tenho informação!!! Posta os resultados pra gente ver!!

Abraço
SMART210/05/2015 23:25
humm falta que vai fazer a primaveram mais cedo em...

bem amigo, usei essa técnica porem com garrafa pet o sentido e o mesmo, o resultado não foi satisfatório.

uma pitanga ate deu umas 2 raízes mais o caule acabou apodrecendo, outras como amora deu muita raiz porem elas tendem a descer para a água e acabam apodrecendo alem de causar um engrossamento na divisa do caule dificultando a remoção posterior, no meu caso que era em garrafa pet cortar aquele bico foi dureza, no final um alporquia ou estaquia se mostrou mais eficiente.