Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro Projeto

12
Gilson Reis14/07/2015 21:24
Bom se a intenção é fazer a planta crescer e engrossar o tronco seria bom manter o máximo de galhos possível para que a planta desenvolva a estrutura para suprir todos os galhos, os que serão usados e os que não serão também.

Abraço
gustavomartins15/07/2015 08:52
Putz vc já tinha falado isso né, acabei ouvindo tanta coisa, e segui uma ideia de que o importante é diminuir a massa de cima pra diminuir a auxina e aumentar a citocina favorecendo a parte de baixo dele, bom agora já foi rsrsrs, tomara q de certo, olha como ficou, a ideia e trabalhar ele de baixo pra cima, e deixar o galho do sacrifício engrossando o tronco, tomara q agora pelado ele não fique acanhado, rsrs
Bom acho q pro inverno já foi coisa demais, vou aguardar agora o verão para tentar fazer algo com o primeiro galho que é o único patamar escolhido, correto?
segue foto do pelado rsrs
João Pinheiro15/07/2015 16:27
Boa Gustavo,

Deixa ele dar uma recuperada mesmo. Se você ver a data do início do tópico e as fotos para hoje, da para se ver uma boa redução. Melhor dar um tempo para ele.

Recentemente coloquei um PN meu aqui no fórum mas minha esposa se apropriou do mesmo visando o natal rsrsrs me prometeu que me daria outro... 🙁 sem previsão ainda.

Parabéns ao amigo Gilson pelo aniversário!
Gilson Reis15/07/2015 19:51
O fato de podar a parte de cima realmente favorece a parte de baixo, pode ser que eu não tenha conseguido transmitir a idéia do jeito certo, mas é o que eu tinha falado antes. Se a parte de baixo começasse a ficar enfraquecida retirar uma parte das agulhas, velas ou até mesmo podar alguns galhos por este motivo, equilibrar as forças já que o crescimento é sempre maior na parte superior.Como o objetivo principal agora é engrossar o tronco, se a parte de cima cresce mais rápido o tronco engrossa mais rápido. Mas agora já foi, como o João disse tem que esperar recuperar.

Obrigado pelos parabéns João!!! 😄 😄 😄

Abraço
12