Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera cheia de musgo

Paulo Oliveira Filho14/06/2015 13:55
Primavera cheia de musgo
Essa primavera passava 100% do tempo na sombra num substrato muito argiloso em Recife, cidade úmida. Fiz uma limpeza de galhos mortos e sobraram esses dois. É certo que todo esse musgo e essa "coisa" agarrada a ela vão morrer aqui no sol do semi-árido. Mas a beleza do tronco com certeza vai continuar. Minhas perguntas são:

1 - É aconselhável fazer o transplante só no final do inverno ou poderia fazer agora?

2 - Que caminho projetar com essa planta?
SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2015 10:05
Primeira coisa, com uma escova retira todo este musgo e outros hospedeiros que tem grudado nela, não fica esperando a ação da natureza neste sentido, aliás nem tudo vai morrer por conta, então, retira logo.
Segundo, não sei bem como anda o clima aí em sua região, mas em se tratando de primavera a meu ver pode replantar logo, sem problema. Sobre caminho a seguir peço que depois de feita a limpeza recoloque fotos em quatro ângulos a começar pela primeira foto que você mostra aqui. Procure tirar foto com a máxima proximidade possível e coloque o fundo um pano preto de preferência, ou outra cor para dar contraste e a gente possa ver melhor a estrutura. Pois para quem tem a planta em mãos parece simples interpretar a foto, mas para quem olha a milhares de km de distância não é bem assim....rsrsrsrs abraço
Paulo Oliveira Filho20/06/2015 15:59
Eis o resultado do transplante. Muito interessante o nebari dessa árvore: