Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DOENÇA FICUS..

guidamiao18/03/2006 09:30
DOENÇA FICUS..
Ola amigos, a 15 dias fiz a desfolha de 2 ficus que eu tenho, acontece que em um deles a brotação esta bem menor, so brotando aprenas algumas folhas e reparei que nessa poucas folhas existem pequenos pontos brancos no contorno da borda da folha, e tambem reparei que alguns galhos ainda sem brotos estao com aparencia "mucha" meio enrrugados.Observando melhor o substrato do bonsai vi uma espécie de centopéia ou algo parecido, agora pergunto ...sera que esta centopéia pode ser responsavel pelo ocorrido no ficus?? se for o queu fazer para elimina-la!!!

conto com a colaboração dos amigos!!!

grande abraço!
Pedro Stumm18/03/2006 10:28
Poste fotos para visualizarmos...
Pedro
Claudio Fellini18/03/2006 20:33
Brotação
Amigo Guida (se me permite chamá-lo assim)

Meus ficus também não estão com uma brotação maravilhosa, lembre-se que estamos entrando no Outono e as nossas plantas estão diminuindo seu crescimento, iniciando o amadurecimento da estrutura, portanto, não espere muitas folhas novas ok, apenas observe seu ritmo.
Quanto a "centopeia", não se preocupe, ela não faz mal as plantas.
Quanto vc toca nela ela se enrola? tem muitas por aqui também e não prejudicou em nada.

Coloque uma foto de seu ficus para vermos o galho murcho que falou, fica melhor para dar opiniões.

Abraços
guidamiao19/03/2006 18:10
Claro Fellini..pode me chamer de guida sem problemas......... aqui estão as fotos ...a primeira é da folha com os pontinhos brancos e logo abaixo da pra ver o galho que eu disse q esta meio enrrugado......ele foi quebrado .. mas tem mais uns 2 com a mesma aparencia.... agora nao sei se isso é normal.....e tambem tirei a foto da tal centopeia...ela faz buracos no substrato. mas se nao fizer mal aos bonsai nao faz mal... mas se fizer .. me digam o que usar para combate-la!!!

ate pessoal

Abraço

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/guidamiao/detail?.dir=e703&.dnm=d3c3re2.jpg&.src=ph
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/guidamiao/detail?.dir=e703&.dnm=99dcre2.jpg&.src=ph
Claudio Fellini19/03/2006 19:52
Ficus
Guida,

Todos meu ficus benjamina e o boni também tem estes pontinhos brancos nas bordas das folhas, tenho comigo que seja os poros de respiração das folhas, não se trata de doença não.

Quanto as galhos enrugados, com certeza eles quebraram, o ficus boni quebra muito fácil, é até apelidado de ficus quebroni. O meu deixei preso no lugar com um pino por dentro, ficou até legal, veja:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2289

Hoje estes galhos estão secos, mas foram enrugando também.

As centopéias, se tiver muitas, faça o controle manual, eliminando as que vc achar, pois demais deve fazer algum estrago, mas faz parte. Pela manhã ou no final da tarde é mais fácil achá-las.

Abraços

Fellini
guidamiao20/03/2006 12:40
Fellini, vc tem razao........ os galhos foram trincados mesmo..... depois que fui perseber, e realmente se trata do ficus quebroni rsrsrs pois ele se quebrou muito facilmente!!! qto as manchas brancas fico aliviado.... achei q pudesse ser algo relacionado a doencas!!!!
e estou removendo manualmente as centopeias que encontro...assim elas nao causarao problemas!!! e mais uma vez obrigaod pela ajuda prestada!!

abraco
guidamiao20/03/2006 12:43
Fellini, vc tem razao........ os galhos foram trincados mesmo..... depois que fui perseber, e realmente se trata do ficus quebroni rsrsrs pois ele se quebrou muito facilmente!!! qto as manchas brancas fico aliviado.... achei q pudesse ser algo relacionado a doencas!!!!
e estou removendo manualmente as centopeias que encontro...assim elas nao causarao problemas!!! e mais uma vez obrigaod pela ajuda prestada!!

abraco