gustavomartins15/06/2015 17:27
Ajuda com problema de falta de umidade
Em minha região o clima é muito seco ( Catanduva - SP ) e eu venho tendo problemas no cultivo do bonsai a algum tempo, para se ter ideia, todos bonsais que adquiri e vieram com musgos, em menos de uma semana os musgos secaram, nem adianta pensar que é por falta de água, rsrs, o que acontece é a falta de umidade mesmo, eu acredito que isso esteja prejudicando minhas árvores, é muito estranho ver 90% dos bonsais por aqui com musgos e uma aspecto de umidade no nebari e o meu sempre seco, pensei em usar esfagno na base dos troncos e musgo em cima dele, acredito que dessa forma eu consiga manter aquela região mais úmida, venho mantendo um vasinho assim, apenas com esfagno e musgo vivo plantado por cima, será que vou causar alguma podridão no tronco fazendo isso? alguém tem outra ideia? será que caco de telha resolveria tb?
SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2015 20:48
Cobrir o substrato com uma camada de pedrisco ajuda muito a reter umidade pois a circulação de ar não atinge o substrato. O caco de telha também ajuda, mas seca mais rápido do que o pedrisco quando está por cima. A adição de caco de telha ao substrato de baixo ajuda sim a reter umidade pois ele absorve a umidade na hora da rega e depois vai liberando aos poucos. Abraço
gustavomartins16/06/2015 09:31
Valeu Élio, não imaginava que o pedrisco podia ajudar tb, vou fazer uns testes, com os 3 materiais (sfagno, pedrisco e caco de telha)
SEKI - Elio Luis Secchi escreveu:
Cobrir o substrato com uma camada de pedrisco ajuda muito a reter umidade pois a circulação de ar não atinge o substrato. O caco de telha também ajuda, mas seca mais rápido do que o pedrisco quando está por cima. A adição de caco de telha ao substrato de baixo ajuda sim a reter umidade pois ele absorve a umidade na hora da rega e depois vai liberando aos poucos. Abraço
JONES MACHADO18/06/2015 15:42
Oi Gustavo, depois que concluir alguma coisa dos testes nos avise, eu gostaria de saber! Gde abç
gustavomartins18/06/2015 16:03
Sim pode deixar, eu comprei palha de coco para testar tb, no momento o que falta é o musgo, rsrs vou tentar pegar um boa quantidade esse fds e assim que tiver os potinhos posto aqui, eu tentei usar argila de um lugar que faz vaso de cerâmica aqui na minha cidade, peguei a massa, coloquei num vasinho e grudei um pedaço de musgo em cima, só que a massa vai ficando seca e dura, não deu muito certo,rsrs
gustavomartins22/06/2015 18:01
Este fds consegui pegar uma boa quantidade de musgo retirado de uma área cimentada em um sítio, estou fazendo um teste de substrato e quantidade de luz solar para saber em qual situação o musgo se desenvolve melhor em minha casa, usei 4 vasos rasos onde usei 5 tipos de substratos, Esfagno/Caco de telha/Terra Granulada/Pedrisco e Fibra de Coco, 2 vasos ficarão mais tempo no sol e 2 em meia sobra, segue fotos, pretendo apenas borrifar água 3 vezes ao dia.